a infância imunizada: uma interpretação de o flautista de hamelin
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.40269Palavras-chave:
infancia, comunidad, inmunidad, niñez, modernidadResumo
Nas últimas décadas, os estudos sobre a história da vida privada tem considerado a infância uma construção histórica e social onde intervêm elementos culturais, econômicos e filosóficos. A partir de uma interpretação de O Flautista de Hamelin (Browning 2003; Browning e Pisu, 1980; Grimm e Grimm, 2000, 1816) nosso trabalho tentará analisar as características fundantes de dita construção moderna, utilizando como chave interpretativa o conceito de communitas do filósofo italiano Roberto Espósito (2003). Valendo-nos de alguns de seus conceitos fundamentais, também de diversas fontes modernas e contemporâneas da lenda recopilada pelos irmãos Grimm, nosso trabalho mostrará até que ponto o relato encontra-se ligado às transformações políticas que deram origem à pedagogia moderna e constituem o que Esposito considera o “processo imunitário moderno” (Esposito, 2005): um processo pelo qual os indivíduos têm-se desligado dos compromissos e deveres comunitários que constituíam os laços sociais anteriores ao surgimento dos estados modernos. Esse processo afetaria também a meninice, que a partir do século XIX foi alterada, isolada e excluída do nexo social, o qual a unia aos adultos até transformar-se no que conhecemos com o nome de infância. É possível uma relação diferente com a infância que não marginalize as crianças da comunidade? O seguinte trabalho abre o caminho a essa possibilidade.
Downloads
Referências
ADAMSON, M. T. The Legend of the Pied Piper in the Nineteenth and Twentieth Centuries: Grimm, Browning, and Skurzynski. The Looking Glass: new perspectives on children’s literature, v. 17, n. 1, 2013.
ALZATE PIEDRAHITA, M. V. El “Descubrimiento” de la Infancia (I): Historia de un Sentimiento. Revista Electrónica de Educación y Psicología, n. I, p. 1–11, 2004.
ARIÉS, P. L´enfant et la vie familiale sous l´Ancienne Régime. Paris: Plon, 1960.
ARIÉS, P. El Niño y la Vida Familiar en el Antiguo Régimen. Madrid: Taurus, 1992.
ARISTÓTELES. Aristotle´s Politics. The text o ed. Londres: Spottiswoode and Co, 1877.
ARISTÓTELES. Metafísica. Madrid: Gredos, 1998.
ARISTÓTELES. Política. Madrid: Gredos, 2000.
BAQUERO, R. ¿Existe la infancia? IICE, v. III, 4, 1994.
BROWNING, R. El flautista de Hamelin. Disponível em: <http://www.biblioteca.org.ar/>.
BROWNING, R.; PISU, S. El flautista de Hamelin. El musicue ed. Buenos Aires: Fabbri, 1980.
DERRIDA, J. Dar el tiempo. Madrid: Paidos Ibérica, 1998.
DICKSON, G. The Children´s Crusade. Basingstoke/ New York: Palgrave Macmillan, 2008.
DIRCKX, J. H. The pied Piper of Hamelin. A medical-historical interpretation. Am J Dermatopathol, v. 2, n. 1, p. 39–45, 1980.
DOBBERTIN, H. Quellensammlung zur Hamelner Rattenfängersage. Göttingen: Otto schwartz, 1970.
ELISABETH GRUBER. The City as Commune. In: HOVDEN, E.; LUTTER, C.; POHL, W. (Eds.). Meanings of Community across Medieval Eurasia. Leiden Boston: Brill, 2009.
ESPOSITO, R. Communitas. Origen y Destino de la comunidad. Buenos Aires: Amorrortu, 2003.
ESPOSITO, R. Immunitas. Buenos Aires: Amorrortu, 2005.
ESPOSITO, R. Bios. Biopolítica y Filosofía. Buenos Aires: Amorrortu, 2011.
FEDERICI, S. Calibán y la bruja. Mujeres, cuerpo y acumulación originaria. Madrid: Traficantes de sueños, 2010.
FOUCAULT, M. Vigilar y Castigar. Paris: Anagrama, 1975.
FOUCAULT, M. Nacimiento de la biopolítica. Curso en el Collège de France (1978-1979). Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.
GOETHE, J. W. Werke. Hamburger Ausgabe. München: C.H.Beck, 1998.
GRIFITH, M. Public and Private in Early Greek Institutions of Education. In: Education in greek and roman antiguity. Leiden Boston Köln: Brill, 2001.
GRIMM, J.; GRIMM, W. Deutsches Wörterbuch. Disponível em:
<http://woerterbuchnetz.de/DWB/?sigle=DWB&mode=Vernetzung&lemid=GK04592#
XGK04592>. Acesso em: 13 maio. 2017.
GRIMM, J.; GRIMM, W. Leyendas alemanas. Barcelona: Magoria, 2000.
GRIMM, W.; GRIMM, J. Deutsche Sagen. Berlin: Nicolai, 1816.
GUTCH, E. The Pied Piper of Hamelin. Folklore, v. 3, n. 2, p. 227–252, 1892.
KANT, I. Über Pädagogik. Königsberg: Friedrich Nicolovius, 1961.
KANT, I. Pedagogía. [s.l.] Libro dot.com, 2005.
LARROSA, J. Pedagogía profana. Estudios sobre lenguaje, subjetividad, formación. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2000.
LIEBS, E. Kindheit und Tot. Der Rattenfänger-Mythos als Beitrag zu einer Kulturgeschichte der Kindheit. Munich: Fink, 1987.
LLOYD DE MAUSE. Historia de la Infancia. Madrid: Alianza, 1982.
LOCKE, J. Pensamientos sobre la educación. Madrid: Akal, 2012. v. 53
MASSCHELEIN, J.; SIMMONS, M. La escuela como marca de la democracia. In: El odio a la escuela pública. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2009.
MIR, J. M. Diccionario Ilustrado Latín Vox. Barcelona: Spes, 2003.
PABÓN DE URBINA, J. Diccionaro griego-español Vox. Madrid: [s.n.].
PLATÓN. República. Madrid: Gredos, 2000.
RANCIERE, J. El desacuerdo. Política y filosofía. Buenos Aires: Nueva Visión, 2006.
RICHTER, D. Das fremde Kind. Zur entstehung des bürgerlichen Zeitalters. Frankfurt am Main: Fischer, 1987.
ROCHETTI, C. La experiencia de hacer filosofía en la experiencia de enseñar y aprender. [s.l.] Universidad Nacional de Cuyo, 2007.
ROSTEK-LUHMAN, F. Der Rattenfänger von Hameln. Brief der Psychoanalystischen Assoziation, v. 3, p. 42–59, 1992.
SCHULTE, S. Geschichte der Stadt Hammeln. Disponível em:
<https://www.hameln.de/fileadmin/media/Dokumente/Historisches/1264-stadtgeschichte-hameln.pdf>.
SLABY, R.; GROSSMAN, R. Diccionario de las lenguas españolas y alemana. Barcelona: Herder, 1977.
TORRES APABLAZA, I. Soberanía política , inmunidad y excepción. Claves
hermenéuticas sobre la gubernamentalidad neoliberal. Ideas y Valores, v. lxvi, n. 164, p. 79–104, 2017.
VARELA, J.; ALVAREZ URIA, F. La Maquinaria Escolar. Santa Cruz de Tenerife: Ediciones La Piqueta, 1986.
ZOILA SANTIAGO, A. Los niños en la historia. Los enfoques historiográficos de la infancia. Takwá, n. 11–12, p. 31–50, 2007.