um menino no mundo

Autores

  • dagmar de mello silva UFF - Universidade Federal Fluminense
  • larissa príncipe Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.37912

Palavras-chave:

cinema, sociedade, cultura, infância

Resumo

O presente trabalho é fruto de encontros com o Cinema, na Disciplina de Atividades Culturais, componente curricular do curso de formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. O objetivo consistiu em produzir Experiências Estéticas com as imagens-movimento da linguagem cinematográfica, para além das usuais formas didatizantes e utilitaristas de exemplificar conteúdos disciplinares. Apostamos na potência das imagens-movimento se constituírem Imagens-afecção, dispositivo estético acionador de relações entre pensamento e linguagem, de modo a contribuir para uma pausa no tempo, possibilitando tempo para olharmos, com mais cuidado, as condições existenciais históricamente constituídas no mundo contemporâneo. Enfim, foi através do cinema como dispositivo sócio analítico e recurso metodológico na formação de estudantes de graduação em licenciaturas, que resultou esse artigo. A produção escolhida é um longa metragem de animação cuja história se desvela sob o olhar de uma criança diante da descoberta de um mundo contaminado pelas adversidades produzidas pelo contexto capitalista. Como suporte teórico nos debruçamos em autores que analisam o modelo político e socioeconômico capitalista e seus efeitos sobre a condição humana. Através de O Menino e o mundo, aluna e professora, procuram travar conversações a respeito de suas concepções acerca do campo educacional, do mundo do trabalho, do consumismo e da alienação decorrente dos atuais modos de produção. Vale enfatizar que o artigo em si, é resultante da abordagem metodológica da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Filme: O MENINO e o Mundo.

Direção: Alê Abreu.

Produtora: Filme de Papel – Brasil, 2013. 85 min. Som, Cor.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985

CHAUÍ, Marilena. Janelas da Alma, Espelhos do Mundo. In: NOVAES, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

DELEUZE, Gilles. Cinema I: A imagem-movimento. São Paulo, SP: Brasiliense, 1993

DELEUZE, Gilles. Conversações. SP: Editora 34, 1992

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica (P. Pál Pelbart, trad.). São Paulo, SP: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Felix. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. SP.: Editora 34, 2010.

FOUCAULT, Michel. "A ética do cuidado de si como prática da liberdade". In: Ditos & Escritos. V -Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense, 1983.

FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral dos trabalhadores. In: COSTA, Hélio e CONCEIÇÃO, Martinho. Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT, 2005.

MARTON, Silmara Lidia & SILVA, Dagmar de Mello. Escutando crianças: o que elas nos deram a pensar? Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, jul-dez. 2014, pp. 267-282.

MARX, Karl. O capital, Livro Primeiro, volume I. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1996.

MARX, Karl. Primeiro Manuscrito, in: Manuscritos Econômicos, 2017 acesso in: https://www.marxists.org/portugues/marx/1844/manuscritos/cap01.htm capturado em: 20/07/2017

NEGRI, Antônio. Exílio. Iluminuras, São Paulo: 2001.

PEIXOTO, Nelson Brissac. O olhar do estrangeiro. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

RANIERI, Jesus. A câmara escura. Alienação e estranhamento em Marx. São Paulo: Bomtempo, 2001.

TRINDADE, Rafael. Nietzsche e a Comunicação (ou tornar-se comum). Razão Inadequada. In: https://razaoinadequada.com/2014/07/30/nietzsche-e-a-comunicacao-ou-tornar-comum/comment-page-1/ capturado em: 20/07/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Faculdade de Educação. Projeto Pedagógico e Estrutura Curricular do Curso de Pedagogia – Formulário 05. UFF: FEUFF, 2010b.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

SILVA, Dagmar de mello; PRÍNCIPE, Larissa. um menino no mundo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 15, p. 01–19, 2019. DOI: 10.12957/childphilo.2019.37912. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/37912. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos