concepções de infância e a educação das crianças da classe trabalhadora: uma crítica benjaminiana ao projeto escola sem partido

Autores

  • luciana helena monsores Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPed), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0001-5997-4895
  • ligia maria motta lima leão de aquino UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.36038

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Infância, Experiência

Resumo

O presente artigo procura sistematizar algumas contribuições do filósofo Walter Benjamim na intenção de nos ajudar a pensar as infâncias e a educação da classe trabalhadora no contexto em que se formulam projetos de lei, como o Escola Sem Partido, no Brasil. São projetos elaborados nos últimos anos, de forte cunho conservador e de controle ideológico. Buscamos em Benjamin (2009, 2012) a noção de experiência e como ela se situa na infância e na área da educação, bem como as suas contribuições no que se refere à educação popular ou proletária. A partir de tais noções e referencial benjaminiano, visamos analisar propostas educativas e projetos de lei, como o acima mencionado, indagando sobre as concepções de infância, história, experiência e política que atravessam esse debate. A intenção aqui é pensar sob uma ótica benjaminiana o crescimento das ideias que norteiam o projeto Escola Sem Partido e a sua influência na educação das crianças pequenas, em especial, das crianças da classe trabalhadora. Para tanto, consideramos escritos do autor como: Experiência, Experiência e Pobreza, A vida dos estudantes, Teatro Infantil Proletário, Pedagogia Comunista, O narradore suas narrativas radiofônicas apresentadas em rádios de Berlim e Frankfurt, nas quais a cultura e o cotidiano das crianças berlinenses têm destaque. Para começarmos a trilhar os caminhos desse estudo, que se inscreve numa pesquisa de doutorado, em curso, além de Walter Benjamin (2009, 2012), também recorre-se às publicações como Gaudêncio Frigotto (2017) e Jorge Larrosa Bondía (2002), tendo ainda os projetos de lei federais nº 193/2016 (Escola Sem Partido) e o nº 1859/2015 (Ideologia de Gênero) como documentos legais analisados.

 

Biografia do Autor

luciana helena monsores, Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPed), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora de Educação Infantil do Colégio Pedro II, no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR-CPII), desde 2014, tendo atuado nas redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro. É integrante do Núcleo de Base do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (SINDSCOPE), no CREIR, desde 2015. Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), de 2001 a 2005, e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de 2007 a 2012. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (PROPed-UERJ), na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, de 2012 a 2014. Doutoranda no mesmo programa de pós-graduação na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Educação, com início em 2017. Realiza pesquisas em escolas públicas a respeito de Educação para os Direitos Humanos, Infâncias, Crianças e Diversidade.

ligia maria motta lima leão de aquino, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na vice-coordenação desse programa (2012-2017), tem mestrado (1995) e doutorado 2002), ambos, em Educação pela Universidade Federal Fluminense em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora do GT7 - Educação da Criança de 0 a 6 ano (2006-2009) e membro do Comitê Científico (2010-2015) da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Coordena o grupo de pesquisa Infância e Saber Docente (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1861760348823135) e integra o Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão (NEIPE/UERJ). É consultora ad-hoc de periódicos especializados e agências de fomento. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores e políticas públicas e práticas pedagógicas.

 

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

monsores, luciana helena, & motta lima leão de aquino, ligia maria. (2018). concepções de infância e a educação das crianças da classe trabalhadora: uma crítica benjaminiana ao projeto escola sem partido. Childhood & Philosophy, 14(31), 609–624. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.36038

Edição

Seção

dossiê