o cuidado na educação infantil: cenas do cotidiano de crianças em um centro de educação infantil em fortaleza-ce
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.36034Palavras-chave:
Cuidado, Educação Infantil, Práticas pedagógicasResumo
Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de Mestrado em Educação Brasileira. O recorte que apresentamos neste texto revela as perspectivas de cuidado apresentadas em uma turma de crianças de Infantil V, no cotidiano de um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de Fortaleza. As discussões teóricas sobre o tema envolveram um diálogo entre a pedagogia e a filosofia da educação a partir das contribuições de Kramer (2011), Pagni (2010), Foucault (2010), Rancière (2015), Kohan(2007) e Boff (2005). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica, cujo método de criação de dados foi a observação participante. As análises revelaram que: nas interações ocorridas nas práticas pedagógicas, professoras e crianças cuidam-se mutuamente; a significação do cuidado pelas crianças pode ser percebida na minúcia de suas ações cotidianas, como no envolvimento afetivo, no brincar juntos, na fala e escuta do outro, no compartilhar da vida no dia a dia; a significação do cuidado pelo adulto recebe influência da forma como foi cuidado, de sua subjetivação e de suas escolhas do modo de ser; o cuidado humaniza as práticas docentes, inspirando emancipação; a política de resultados que tem visado a “melhoria dos índices educacionais” pode representar um perigo à Educação Infantil, por minimizar o compartilhar das experiências específicas da infância ao treino para conseguir atingir resultados esperados. O estudo destacou a necessidade de refletir sobre o sentido da educação e propõe a valorização do modo-de-ser cuidado como decisão ética e enquanto opção de reflexão sobre a forma de viver e interagir.