programa de filosofia para crianças como proposta de educação moral: análises comparadas com outros enfoques de educação moral.

Autores

  • adolfo agundez rodriguez Université du Québec à Montréal

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.34305

Palavras-chave:

Filosofìa para niños, educación moral, educación comparada.

Resumo

O que trataremos de demonstrar no presente artigo é que a proposta de Filosofia para crianças (FpN), pensada holisticamente e, em particular, em sua dimensão ética, pode ser pensada como um programa de educação moral. Para isso, depois de fazer uma breve revisão dos fundamentos epistemológicos que se encontram na base do programa Filosofia para crianças com relação à educação moral, passaremos a comparar a vertente ética desse programa com outros enfoques da educação moral (o enfoque da Clarificação de valores, o do pedido, o narrativo e das éticas discursivas, cordial e da reconstrução). A fim de complementar nossas análises, na última parte do nosso trabalho, apresentamos uma crítica à proposta de Lipman, a qual, ao invés de diminuir sua validade, pode servir para projetar esse enfoque de educação moral além de seus próprios limites. Sustentamos que, tomada em sua proposta de educação moral, a Filosofia para crianças é uma proposta integradora e original. Integradora no sentido de que é uma proposta que reúne os elementos essenciais presentes nos principais enfoques contemporâneos da educação. Original por promover o desenvolvimento de um pensamento de ordem superior, crítico, criativo e zelador como necessário à formação permanente do sujeito moral.

 

Biografia do Autor

adolfo agundez rodriguez, Université du Québec à Montréal

Adolfo Agundez-Rodriguez[1]

Professeur associé

Département de didactique

Centre de recherche en éducation et formation relatives à l'environnement et à l'écocitoyenneté

Université du Québec à Montréal

www.centrere.uqam.ca


[1] Adolfo Agundez-Rodriguez trabaja desde hace más de 10 años en el ámbito de la formación y la investigación en educación ambiental empleando el programa de Filosofía para niños de Matthew Lipman. En esta línea de trabajo, su investigación actual trata sobre la Educación del consumo para la atenuación del cambio climático en secundaria.

Publicado

2018-09-13

Como Citar

rodriguez, adolfo agundez. (2018). programa de filosofia para crianças como proposta de educação moral: análises comparadas com outros enfoques de educação moral. Childhood & Philosophy, 14(31), 671–695. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.34305

Edição

Seção

dossiê