da necessidade de interrogar o pensamento: gestos sobre a infância no tempo escolar

Autores

  • luciana pacheco marques Universidade Federal de Juiz de Fora
  • cristiane elvira de assis oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora
  • núbia schaper santos Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30310

Palavras-chave:

infância, tempo, educação

Resumo

Apresentamos neste artigo os gestos produzidos sobre a infância na interface com o tempo escolar. Os gestos sobre a infância são construídos historicamente de acordo com as modificações sofridas pela sociedade. Agamben, Leal, Bakhtin/Volochinov, Kohan, Vieira, Bento e Meneghel, Kramer, Borba discutem modos de pensar a infância na educação. Sabemos ainda que ao longo da história, o tempo foi concebido de diversas formas e ainda o é. Na problematização do tempo, dialogamos com Santo Agostinho, Oliveira, Marques C. e Marques L, Skliar. Diante dessas formas de pensar a infância e o tempo, quais olhares sobre a infância na interface com o tempo escolar têm sido apresentados nas produções em educação? A infância tem sido apresentada nas produções ainda como tempo social, iniciando-se um movimento de considerar o acontecimento, a experiência, havendo uma correlação de forças entre os gestos da infância enquanto tempo social e ligada à temporalidade. Considerar a infância relacionada à tensão entre o tempo social e o tempo como intensidade do presente, imprime a necessidade de gestos pedagógicos que pensem esta tensão e, assim, considerem as crianças da/na Atualidade, estreitando as suas relações com a escola, com o conhecimento e com a vida. Podemos inventar caminhos não somente imaginados como possíveis. Podemos estreitar a relação entre tempo, infância, experiência. A interrogação e não a convicção possibilita o sentido do conhecimento na materialidade das nossas práticas, seja o conhecimento produzido dentro ou fora da universidade. Estes são assuntos pouco privilegiados nas matrizes curriculares e disciplinas que abordam a questão das crianças, suas infâncias e temporalidades.

Biografia do Autor

luciana pacheco marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora nas áreas de educação e diferenças, cotidiano escolar e diferenças, currículo e diferenças, formação de professores na/para as diferenças. Pesquisadora do Grupo Tempos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

cristiane elvira de assis oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pedagoga do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora. Pesquisadora do Grupo Tempos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua nas seguintes áreas: cotidiano escolar, educação infantil, tempo, educação e diversidade.

núbia schaper santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora nas áreas de Psicologia, Formação de Professores e Infâncias. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Linguagens, Infância, Cultura e Desenvolvimento Humano (LICEDH) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

marques, luciana pacheco, oliveira, cristiane elvira de assis, & santos, núbia schaper. (2018). da necessidade de interrogar o pensamento: gestos sobre a infância no tempo escolar. Childhood & Philosophy, 14(30), 341–362. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30310

Edição

Seção

dossiê

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