que aridez de imaginação pedagógica! pensar a escola além do (im)possível

Autores

  • colectivo filosofar con chicxs Universidad de Buenos Aires (UBA) y Prof. Alicia Moreau de Justo (IES N°1)

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26188

Palavras-chave:

Escuela, Imaginación, Prefiguración, Pedagogías, Infancias

Resumo

A questão que impulsiona o presente trabalho é: Porque, apesar de todas as mudanças político-curriculares e pedagógicas dos últimos tempos, continuamos sentindo que a escola está espartilhada na reprodução do mesmo? Será que a nossa época está marcada por uma falta de imaginação pedagógica? Nos perguntamos pela maneira em que a nossa imaginação -como faculdade de producir representações além do que já foi definido - está configurada na atualidade. E observamos que apesar de ser apresentada como uma capacidade ilimitada, parece ter demarcações muito claras. Acreditamos que na atualidade, continuamos a estar muito ligados aoimaginário pedagógico moderno. Podemos, no entanto, identificar certas práticas que tem permitido abandonar ese plano das representações e romper com ese imaginário estabelecido, com o campo do que já foi definido, constituindo-se, assim, em gestos de "imaginação pedagógica radical." Esses gestos influenciam o modo no qual são distribuidas as visibilidades e invisibilidades do que conseguimos ou não conceber como possível no campo educacional. As questões que nos motivam, longe de se constituirem em diagnósticos fechados ou conclusivos, pretendem problematizar o campo educacional através de desnaturalização da nossa subjetividade docente e da elucidação do modo em que nossos olhares, ,nossas práticas e nossos desejos coletivos são configurados em grande parte por dispositivos sóciohistóricos e por representações que se materializam em relações e avaliações educacionais verticalistas e adultocêntricas. A principal contribuição do presente trabalho consiste na proposta de enxergar nos conceitos de caos-acontecimento e de prefiguração pedagógica – desenvolvidos em trabalhos prévios - a possibilidade de mobilizar o campo da imaginação pedagógica da nossa epoca para outras práticas educacionais possíveis, irrompeendo nos dispositivos da escola moderna, antecipando no presente a escola que desejamos e dando espaço para que sejam as próprias crianças e os jovens quem contribuam na configuração de novos cenários educacionais possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

colectivo filosofar con chicxs, Universidad de Buenos Aires (UBA) y Prof. Alicia Moreau de Justo (IES N°1)

El Colectivo Filosofarconchicxs es grupo de trabajo e investigación de Argentina, que surge en el año 2007 y que está integrado por docentes y estudiantes de la Carrera de Filosofía y Cs. Políticas. Nuestros trabajos parten de nuestras experiencias en torno a la actividad filosófica en general y la propuesta Filosofía con niñxs en particular, desarrollando nuestra praxis filosófica en una variedad de espacios educativos. Fruto de dicha práctica, desarrollamos un trabajo de investigación teórica, que  se ve plasmado en la formulación de textos filosóficos, pedagógicos y literarios, difundidos en Congresos, Jornadas y revistas filosóficas.

 

En el último tiempo, nuestras reflexiones buscan ofrecer y ensayar miradas y aportes más amplios en el campo de la reflexión pedagógica, entendiendo a la experiencia de hacer filosofía en la escuela primaria y secundaria como una perspectiva desde la cual enriquecer el pensar en torno a la educación en general, en cualquiera de los niveles e independientemente del contenido. Este trabajo contiene nuestras reflexiones y propuestas pedagógicas, que se centran en la problematización de los modos de enseñanza-aprendizaje actuales y la tensión con las formas tradicionales y modernas de educación.

El colectivo está actualmente integrado por: Carreira, Aldana; Di Chiara, Diego; Heredia, Victoria; Macri, Laura; Menchón, Ángela; Mesina, Claudia Isabel y Rosales, Sofía

Publicado

2017-01-09

Como Citar

FILOSOFAR CON CHICXS, Colectivo. que aridez de imaginação pedagógica! pensar a escola além do (im)possível. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 26, p. 105–128, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26188. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26188. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos