quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?

Autores

  • rosana aparecida fernandes Filosofia da Educação - DEBAS/FACED/UFRGS
  • josé menna oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.25235

Palavras-chave:

Atenção, Educação, Psiquiatria, Neurociência

Resumo

O que leva um corpo a prestar atenção em determinado elemento e não em outro? O que afecta um corpo afecta os demais? O que faz um corpo querer envolver-se com um certo signo, situação ou problemática? Por que os corpos respondem diferentemente aos signos e aos contextos de ensino?

Abordando, principalmente, o pensamento de Henri Bergson e Gilles Deleuze, os autores problematizam, neste ensaio, o conceito de atenção, propondo um diálogo entre educação, psiquiatria, filosofia e neurociências; investigam os conceitos de “reconhecimento automático” e de “reconhecimento atento”, construídos por Henri Bergson; e discutem implicações do diagnóstico e tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, a partir de estudos dos conceitos de “atenção” e de “aprender”.

Tratar as possíveis “dificuldades” para a concentração em sala de aula como “dificuldades” e “dispersões” pode ser uma atitude incompatível com os aprendizados da ordem da criação e do pensamento, e um desconhecimento acerca da atuação da atenção.

Nesse sentido, a ênfase dada pelas mídias ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, a popularização e banalização de conceitos nosológicos complexos em literatura de entretenimento — onde muitas vezes se elevam determinadas categorias diagnósticas de consistência questionável ao status de epidemias a ser combatidas — podem contribuir para a medicalização da população. Isso, por sua vez, pode concorrer para a mortificação da capacidade cartográfica dos corpos — a capacidade de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver.

Biografia do Autor

rosana aparecida fernandes, Filosofia da Educação - DEBAS/FACED/UFRGS

Professora Adjunto A de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos - DEBAS. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2001), Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade de Brasília (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2010). É líder do Grupo de Pesquisa Cabeça de Criança: Arte, Educação, Filosofia e Infâncias (AEFI).

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

fernandes, rosana aparecida, & oliveira, josé menna. (2017). quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?. Childhood & Philosophy, 14(29), 259–278. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.25235

Edição

Seção

artigos

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