a constituição ou produção da subjetividade, do sujeito a partir da psicanálise e o sujeito sujeitado ao discurso da "deficiência"
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.25154Palavras-chave:
pasicanalise, discapacidade,Resumo
Apresenta-se uma travessia a partir de quatro percursos. O primeiro, incursiona em uma reflexão da subjetividade a partir de dois olhares; a que parte da subjetividade como inerente ao sujeito sob três dimensões: bio-psico-social. Seu estudo requer posicioná-lo como objeto e aborda-lo com métodos quantitativos e qualitativos que demonstrem sua confiabilidade e validade. A outra aproximação se apoia em disciplinas sociais cujo ponto de partida é considerar o sujeito a partir de uma subjetividade que se fundamenta em uma exterioridade social e histórica. O segundo abordará a constituição do sujeito a partir da psicanálise, considerando Freud e Lacan como os autores prioritários. O terceiro percurso realizará um desdobramento ou construção histórica do olhar e discurso da deficiência como “atributo” ou condição do sujeito, da produção da deficiência como figura ou modalidade de uma outridade paralisante e o quarto e último, introduz um olhar que subverte o olhar da deficiência e realiza efeitos de ruptura, ressignificação e/ou reestruturação. No marco de algumas práticas do âmbito da arte e do esporte, já se encontram formas de vida de certas pessoas, que mesmo com o destinar social à exclusão, estão mostrando, com seu viver dia a dia âmbitos onde a investigação deve incursionar e iniciar, com eles e com outros profissionais, indagações que se aproximem a outras formas alternativas de ser e estar no mundo, quer dizer, às modalidades de outras subjetividades e identidades.Downloads
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Publicado
2016-08-19
Como Citar
JACOBO, Blanca estela zardel. a constituição ou produção da subjetividade, do sujeito a partir da psicanálise e o sujeito sujeitado ao discurso da "deficiência". childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 309–342, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.25154. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/25154. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
dossiê