a filosofía e seus ajudantes. relato de experiência como ensaio

Autores

  • romina claudia magallanes

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.25040

Resumo

O presente trabalho se propõe a realizar um percurso pelos conceitos de escrituras de “infância”, “devir” e “ajudantes” tal como são pensados por W. Benjamin, G. Deleuze e G. Agamben e articulá-los com experiências realizadas em diversas comunidades filosóficas de um Colégio na Argentina, Joan Miró, em Funes, Santa Fe. A filosofia infantil no Colégio Joan Miró tenta e se anima a Reinar. A trazer o incumprido a sua possibilidade, a pensar o inesquecível esquecido de nossas existências, da filosofia, seus filósofos, suas vicissitudes, cada dia, cada saber, cada palavra, cada coisa. Em um primeiro momento introdutório, se marca a diferença entre “experiência” e “relato”, logo o trabalho se adentra nos conceitos de “ajudantes” e “reino” a partir dos acontecimentos nos que eles têm lugar na obra de Benjamin e nas categorizações de Agambem. Previamente a dedicar-se, finalmente, à experiência própria dos mencionados conceitos que é nosso propósito expor, o artigo realiza uma passagem pelos conceitos de infância e devir tal como os entendem Deleuze e Gagnebin. Escolho a forma do Ensaio, que cruza a experiência, quase, tentando não separar-se dela objetivando-a. Mas sim, experimenta escrevendo aquilo que teve lugar e que se expõe, outra vez, em um tempo indefinido, intermediário, que se desdobra ainda, em sua leitura, e assim, faz formar parte do acontecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-08-19

Como Citar

MAGALLANES, Romina claudia. a filosofía e seus ajudantes. relato de experiência como ensaio. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 645–657, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.25040. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/25040. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências