introduzindo a discussão filosófica na sua sala de aula: um exemplo de comunidade de investigação em uma escola primária grega
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.24994Resumo
Filosofia para Crianças (FpC) foi implementado em diferentes países, mas não há muitos estudos que examinam FpC nas escolas primárias gregas. Essa pesquisa investiga a intervenção de FpC em uma escola primária no norte da Grécia. Esse estudo pode ser usado como um roteiro para educadores interessados em começar a implementar FpC, porque descreve a estrutura de uma sessão inicial de FpC em uma sala de aula inexperiente e proporciona uma análise de práticas de avaliação formativa facilmente implementadas. As perguntas da pesquisa são similares às perguntas que os educadores podem fazer quando estão iniciando a implementação da FpC: Os estudantes levantam questões filosóficas? Os estudantes estão envolvidos no diálogo? Os estudantes fornecem razões concretas para apoiar suas opiniões? Os estudantes estão dispostos a ouvir as opiniões diferentes de seus colegas de classe? Eles gostam de participar das sessões? A intervenção da FpC tem impacto na opinião dos alunos sobre o tema discutido após a intervenção? A pesquisa conduzida utilizou Shel Silverstein, The Missing Piece Meets the Big O (1976/2006) como estímulo introdutório. Os participantes eram vinte estudantes de 6 anos. O projeto de pesquisa é experimental com testes de opinião dos alunos realizados antes e após as sessões. Os resultados não podem ser generalizados, mas eles demonstram claramente que os alunos participantes se fazem perguntas filosóficas e desenvolveram satisfatoriamente um diálogo. Todos os alunos da nossa amostra participaram deste diálogo e os testes posteriores mostraram uma modificação na opinião expressa após as sessões FpC.