introduzindo a discussão filosófica na sua sala de aula: um exemplo de comunidade de investigação em uma escola primária grega

Autores

  • ourania maria ventista
  • marita paparoussi

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.24994

Resumo

Filosofia para Crianças (FpC) foi implementado em diferentes países, mas não há muitos estudos que examinam FpC nas escolas primárias gregas. Essa pesquisa investiga a intervenção de FpC em uma escola primária no norte da Grécia. Esse estudo pode ser usado como um roteiro para educadores interessados em começar a implementar FpC, porque descreve a estrutura de uma sessão inicial de FpC em uma sala de aula inexperiente e proporciona uma análise de práticas de avaliação formativa facilmente implementadas. As perguntas da pesquisa são similares às perguntas que os educadores podem fazer quando estão iniciando a implementação da FpC: Os estudantes levantam questões filosóficas? Os estudantes estão envolvidos no diálogo? Os estudantes fornecem razões concretas para apoiar suas opiniões? Os estudantes estão dispostos a ouvir as opiniões diferentes de seus colegas de classe? Eles gostam de participar das sessões? A intervenção da FpC tem impacto na opinião dos alunos sobre o tema discutido após a intervenção? A pesquisa conduzida utilizou Shel Silverstein, The Missing Piece Meets the Big O (1976/2006) como estímulo introdutório. Os participantes eram vinte estudantes de 6 anos. O projeto de pesquisa é experimental com testes de opinião dos alunos realizados antes e após as sessões. Os resultados não podem ser generalizados, mas eles demonstram claramente que os alunos participantes se fazem perguntas filosóficas e desenvolveram satisfatoriamente um diálogo. Todos os alunos da nossa amostra participaram deste diálogo e os testes posteriores mostraram uma modificação na opinião expressa após as sessões FpC.

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Publicado

2016-08-19

Como Citar

VENTISTA, Ourania maria; PAPAROUSSI, Marita. introduzindo a discussão filosófica na sua sala de aula: um exemplo de comunidade de investigação em uma escola primária grega. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 611–629, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.24994. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/24994. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências