filosofia com crianças através do experimento de pensamento

Autores

  • luca mori Faculty of Letters and Philosophy, University of Pisa

Palavras-chave:

politics, puzzle pictures, simulation, thought experiments, utopia

Resumo

Esse artigo apresenta uma abordagem sobre fazer filosofia com crianças através das experiências de pensamento, tomando como exemplo a experiência mental de construção de uma utopia. Descrevendo a prática do grupo de trabalho e o papel dos filósofos no processo dialógico de aprendizagem fornecido pela simulação mental referente à utopia, o autor apresenta algumas observações elementares sobre o papel central que têm as experiências de pensamento tanto na filosofia quanto nas ciências naturais, e define uma variedade de implicações interessantes sobre fazer filosofia com crianças através de experiências de pensamento. Por fim, examinando alguns problemas que emergem de John Dewey e de Jerome Bruner, o autor argumenta que a simulação mental pode ser uma introdução estimulante para fazer filosofia com as crianças, que são capacitadas deste modo a perceber possibilidades conflitantes e a se defrontar com algo como as “imagens quebra-cabeça” de Wittgenstein. A introdução do pensamento em forma de quebra-cabeça permite-lhe aumentar a curiosidade pelo caminho a ser tomado e alimentar no grupo a motivação para chegar a soluções comuns: meninos e meninas aprendem a fazer suposições e falar, falando e fazendo suposições ("fazendo") ensinando os uns aos outros ("ensino recíproco") e a co-construindo significados (processo de "co-construção de significados" Bruner). Em conclusão, um esquema apresenta-se para o fluxo do pensamento reflexivo ativado mental e filosoficamente no exercício estudado neste artigo.

Biografia do Autor

luca mori, Faculty of Letters and Philosophy, University of Pisa

Postdoctoral researcher, Faculty of Letters and Philosophy, University of Pisa

Publicado

2013-01-08

Como Citar

mori, luca. (2013). filosofia com crianças através do experimento de pensamento. Childhood & Philosophy, 8(16), 265–290. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20725

Edição

Seção

artigos