que imagem da aporia têm os alunos imersos no coração do dispositivo de tutoria aporética?
Palavras-chave:
aporie, encadrement aporétique, autonomie de pensée, Platon, aide à la pensée.Resumo
Com a perspectiva de ajudar as crianças a constituir uma identidade cidadão e uma melhor autonomia de pensamento, a Unidade de Pesquisa em “Filosofia para crianças e adolescentes” (PPEA) do HEP Friburgo, Suíça, oferece um método para guiar a discussão filosófica: tutoria aporética. Esse método inspirado pelo platonismo consiste em por as crianças frente a uma aporia que as obrigue a desafiar suas próprias opiniões e portanto confrontá-las com os limites de seu pensamento crítico. Durante o ano escolar de 2013, alunos da 5a série (10 e 11 anos) participaram de 23 classes de tutoria aporética do PPEA. Ao final lhes foi pedido, através de um questionário e de uma entrevista semiestruturada, que digam o que pensavam a respeito da aporia. O propósito era observar se eles consideravam a aporia como uma ajuda o um obstáculo para o pensamento crítico e usar os resultados para validar qualitativamente a tutoria aporética. Este artigo descreve a pesquisa da tutoria aporética tal como a assinala a Unidade de pesquisa PPEA da HEP Friburgo. A segunda parte apresenta informes dos resultados de análises qualitativas da aporia realizada por alunos que participaram do projeto de tutoria aporética.Downloads
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Publicado
2015-06-10
Como Citar
HESS, Anne-claude. que imagem da aporia têm os alunos imersos no coração do dispositivo de tutoria aporética?. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 105–138, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20719. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos