reformulando e praticando a inclusão comunitária. a relevância da fpc de lipman
Palavras-chave:
Democracy, Interculturalism, Lipman’s P4C, ResponsibilityResumo
Gostaria de realizar uma pesquisa filosófica sobre as esferas públicas interculturais dos dias atuais. A tese que pretendo defender é que a obtenção de esferas públicas inclusivas (especialmente em relação a nossa experiência europeia e ocidental, a realização da democracia) depende amplamente da disposição e da capacidade de uma pessoa em fomentar a “apreciação das diversidades” primeiramente, aprimorando políticas e formas de cooperação entre os recursos emocionais e motivacionais dos cidadãos e, em seguida, aprimorando suas competências cognitivas. Mais especificamente, minha proposta é compreender esse esforço do ponto de vista da responsabilidade pós-weberiana, que é de uma ética e política que superam as divisões tradicionais entre teoria e prática, cognição e emoção, “Verantwortung” (responsabilidade) e “Gesinnung” (convicção), e, portanto, tem sucesso no aprimoramento da consciência e das atitudes dos cidadãos, como segundo as palavras de Habermas, “co-legisladores democráticos”. O estudo de caso de “Philosophy for Children/Community” (P4C) de Matthew Lipman tem sucesso precisamente no destaque destes resultados.Downloads
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Publicado
2015-01-30
Como Citar
FRANZINI TIBALDEO, Roberto. reformulando e praticando a inclusão comunitária. a relevância da fpc de lipman. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 401–420, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20685. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos