napité. uma aproximação de filosofia com crianças em um contexto indígena
Palavras-chave:
FpN, filosofía para niños, filosofía con niños, prácticas filosóficas, filósofo, Matthew Lipman, tojolabales, indígenasResumo
No trabalho a seguir, irá se expor e explorar uma experiência realizada com a comunidade tojolabal Napité, no município de Las Margaritas, Chiapas, México. Em um contexto de educação não formal e por debaixo da aparência de um simples “jogo”, se desenvolveram múltiplas atividades com diferentes repercussões. Tendo em conta a dificuldade que as comunidades indígenas têm para a expressão e a defesa de seus pensamentos individuais ou coletivos, se buscou uma aproximação lúdica, pedagógica e filosófica, que permitiu alcançar alguns resultados dentro desse objetivo didático. A análise das expressões dos meninos tem o propósito de mostrar como uma prática, de filosofia com crianças, relativamente breve em tempo, pode gerar resultados notáveis na abertura e expressão do pensamento crítico. O pensamento crítico e filosófico nos envolve e nos abre como parte inseparável da nossa humanidade pensante. O que temos feito nesse espaço é nada mais do que potencializá-lo por meio de oficinas estimulantes e divertidas, e analisar sua manifestação. Contra a idéia incomunicável e retrógrada de que a filosofia se faz presente somente quando se fecha dentro dos muros universitários, aqui reforçamos a visão oposta que há quarenta anos Lipman começou a delinear. É possível que a criação filosófica incipiente se desenvolva a partir de jogos, textos e atividades grupais, e isso pode se aprimorar se há um prolongamento de tempo. Ao mesmo tempo, se busca apresentar como, a partir dos meios alternativos ao programa ou ao método de filosofia para crianças em um sentido estrito, é possível desenvolver uma expressão filosófica primitiva. Nesse trabalho de campo foram utilizadas propostas como a didática lúdica com a qual trabalha Mónica Kac e evidentemente, também, as bases e objetivos do conjunto conceitual-metodológico-prático da filosofia com crianças. Este não é mais que um caso breve, porém que busca refletir ou fazer eco em nós mesmos sobre a infinita gama de possibilidades que nos habilita, não somente as propostas de filosofia com crianças, mas também o simples acontecimento de fazer uma aula em um contexto formal ou não.Downloads
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Publicado
2009-06-29
Como Citar
SUMIACHER, David. napité. uma aproximação de filosofia com crianças em um contexto indígena. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. pp. 117–152, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20593. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
experiências