a comunidade de investigação filosófica como uma matriz social e cognitiva

Autores

  • maura striano Università Federico II di Napoli

Resumo

De acordo com Matthew Lipman, a comunidade de investigação filosófica pode ser entendida como uma matriz social que gera uma variedade de relações sociais e desenvolve o marco das matrices cognitivas, cujos resultados são relações cognitivas. A partir desta perspectiva, a comunidade, entendida como uma estrutura tanto existencial como social, é a base para a emergência e o desenvolvimento do pensamento complexo, que envolve os processos cognitivos críticos, criativos e de cuidado. Uma comunidade volta ao plano das relações e interações desenvolvidas pelo reconhecimento e aceitação das referências culturais, ideológicas, religiosas e sociais, plano com o qual cada membro do grupo se identifica, e que mostra as razões deles para formar um grupo. As comunidades geram relações de engajamento, compartilhamento e entendimento que são a base para o hábito do pensamento cuidadoso, mas elas são também o contexto que gera processos de contínuas construções, re-construções e validações dos sentidos e sensibilidades compartilhados, que são a base para o pensamento crítico. Em um contexto de comunidade, a dinâmica entre individual-individual e individual-grupo é tanto a expressão quanto a administração de conflito e oposição, e a construção de novas formas de existência, expressão e cognição que permitem o surgimento de pensamentos capazes de composição, integração, salto qualitativo, superando e transcendendo fases, gerando, então, criativas formas de pensar. Como tal, a comunidade de investigação filosófica representa uma martriz socio-relacional que é inseparável no epistêmico e no existencial, e que reverbera com novas conexões que se constrõem entre objetos, pessoas e o mundo em permanente circuito, as quais permitem a geração continua de novos sentidos e significados. Por essas razões, a comunidade pode ser estendida a muitos outros contextos diferentes daqueles que envolvem o ensino do pensamento complexo a crianças e adolescentes, incluindo um desenvolvimento comunitário. Palavras-chave: comunidade; investigação filosófica; pensamento complexo; matriz social; relações sociais; relações cognitivas

Biografia do Autor

maura striano, Università Federico II di Napoli

Associate professor of general and social pedagogy Department of Relational Sciences

Downloads

Publicado

2011-06-26

Como Citar

striano, maura. (2011). a comunidade de investigação filosófica como uma matriz social e cognitiva. Childhood & Philosophy, 7(13), pp.91–102. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20580

Edição

Seção

artigos