o que acontece nos textos filosóficos: a teoria e a prática de matthew lipman do texto filosófico como modelo

Autores

  • darryl matthew de marzio University of Scranton

Palavras-chave:

Matthew Lipman, philosophical narrative, Descartes, Foucault

Resumo

Este artigo explora a noção de Matthew Lipman de texto filosófico como modelo. Argumento que a visão de Lipman do texto filosófico reúne as formas textuais expositivas e narrativas de uma maneira destacada – não no sentido de que a tensão entre a narrativa e a expositiva foi superada de uma vez por todas, mas no sentido em que a forma expositiva e a narrativa são colocadas em relação dentro da própria forma narrativa. A partir da leitura de Foucault das Meditações de Descartes, argumento que as novelas filosóficas de Lipman cumprem função tanto demonstrativa quanto ascética, nos permitindo situar as novelas de Lipman na história do discurso filosófico, como também nos permitem apontar para o papel da criação de textos, e currículos filosóficos no futuro. Palavras-chave: currículo; textos filosóficos; narrativa; Matthew Lipman; Michel Foucault

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Biografia do Autor

darryl matthew de marzio, University of Scranton

Assistant Professor, Education Department University of Scranton President, Middle Atlantic States Philosophy of Education Society

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Publicado

2011-06-26

Como Citar

DE MARZIO, Darryl matthew. o que acontece nos textos filosóficos: a teoria e a prática de matthew lipman do texto filosófico como modelo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. pp.29–47, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20577. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos