investigação filosófica como uma prática para o desenvolvimento social
Palavras-chave:
desenvolvimento social, experiência humana, investigação filosófica,Resumo
Este texto se centra na idéia de que a investigação filosófica pode ser entendida como uma pratica para o desenvolvimento social na medida em que um desenvolvimento social real requer uma mudança qualitativa no modo como uma sociedade conduz suas atividades. Para este desenvolvimento, seriam necessárias atitudes e condutas mais progressistas e reflexivas por parte da população, a adoção de organizações sociais mais democráticas e participativas, o uso de tecnologias mais avançadas e a disseminação e a circulação de formas mais avançadas de conhecimento. A investigação filosófica é, certamente, um meio poderoso para disseminar a inteligência em todos os contextos da vida em sociedade, porque realiza o potencial do intelecto humano através de uma reflexão lógica, tanto nas experiências humanas como nas crenças e entendimentos, valores que dão forma e sentido à essas experiências. Esta prática requer e promove contextos de troca e compartilhamento de sentidos, mais ainda nos contextos de desenvolvimento social, buscando: clarificação das idéias; construção de novos sentidos; desenvolvimento de novas perspectivas interpretativas da realidade. Nesses termos, pode ser reconhecida como um dispositivo social para a construção social de novas idéias e de transformação e emancipação de indivíduos e grupos sociais, porque introduz e destaca a reflexão dos diferentes campos da vida em sociedade. Os frutos de uma investigação são, consequentemente, novas idéias, valores e ações (orientadas racionalmente), que podem produzir um novo sentido para a experiência humana e construir uma nova compreensão da mesma. A investigação filosófica também indica novas direções a serem desenvolvidas pelas sociedades humanas. Palavras-chave: desenvolvimento social; experiência humana; investigação filosóficaDownloads
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Publicado
2010-07-19
Como Citar
STRIANO, Maura. investigação filosófica como uma prática para o desenvolvimento social. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. pp. 55–66, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20557. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos