o estado da arte da filosofia para crianças na itália (2006-2007)

Autores

  • eleonora zorzi

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em 2007, baseada nos dados coletados durante o primeiro encontro italiano de Filosofia para Crianças, ocorrido em Pádua, com a colaboração da Universidade de Pádua. Os formulários aplicados e as propostas feitas durante o encontro foram usados para traçar algumas linhas interpretativas da situação da FpC na Itália. É importante ressaltar que essa investigação não pretende ser completa, porque alguns dos professores não puderam estar presentes no encontro e porque o número de membros da comunidade italiana de F4C está crescendo anualmente. Por essas razões, o retrato apresentado, ainda que seja útil e cuidadoso, não é completo. O objetivo deste artigo é descrever os diferentes cursos de formação presentes na Itália, que são oficialmente reconhecidos pelo Instituto para o Desenvolvimento da Filosofia para Crianças (IAPC) e pelo Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças (ICPIC), e apresentar as diversas experiências que são realizadas nas regiões italianas em 2006/2007. Palavras-chave: Curso de formação na Itália; experiências italianas; filosofia para crianças

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-19

Como Citar

ZORZI, Eleonora. o estado da arte da filosofia para crianças na itália (2006-2007). childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. pp. 41–54, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20556. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos