infância, corpo, docência e a ética do cuidado de si
Resumo
O presente ensaio é fruto de reflexões, leituras e discussões em uma disciplina obrigatória de doutorado em educação. Nas reflexões aqui tecidas busca-se uma possibilidade em dar ao termo cuidado um significado mais amplo que o ‘cuidar do corpo’ objetivando, com isso, problematizar a banalização desse cuidado no campo educacional e, mais particularmente, o campo dos estudos da infância. Para guiar essas reflexões, cruzando temáticas como infância, corpo e docência, busca-se um diálogo com Michel Foucault, sobretudo com seus escritos em que ele traz o cuidado de si como prática de liberdade. Considerando que a prática do cuidado de si possibilita a comunicação com o outro, constituindo-se, ao mesmo tempo, uma prática individual e social, pode-se compreender o cuidado de si como um modo de se tornar sujeito, não um sujeito sujeitado, mas, um sujeito liberto e emancipado. Com base nessa compreensão cogita-se como fecunda deslocar a possibilidade da ética do cuidado de si para a educação infantil, buscando sua conexão com o cuidado do outro nas ações educativas cotidianas com as crianças.Downloads
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Publicado
2011-01-31
Como Citar
BUSS-SIMÃO, Márcia. infância, corpo, docência e a ética do cuidado de si. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. pp.297–312, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20548. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos