corpo: possibilidades para pensar e ensinar filosofia. o philodrama como experiência de formação
Palavras-chave:
corpo, jogo, escuta, philo-drama, R. SassoneResumo
Esse trabalho é uma síntese avaliativa do trabalho de campo da dissertação de mestrado intitulada corpo: possibilidades para pensar e ensinar filosofia. O philodrama como experiência de formação. A reflexão propõe pensar o corpo numa específica relação com a filosofia investigando uma proposta estética — o philodrama — que propõe jogos dramáticos e transposições de textualidade para a compreensão de conceitos filosóficos. Como pode a filosofia na escola trabalhar no sentido de contribuir para uma ‘escuta’ do corpo-próprio possibilitando novas formas de sociabilidade e de subjetividade que possam se contrapor a instrumentalização do corpo ou a idéia do corpo como produto de consumo?Downloads
Publicado
2009-06-16
Como Citar
costa, giovânia. (2009). corpo: possibilidades para pensar e ensinar filosofia. o philodrama como experiência de formação. Childhood & Philosophy, 4(7), pp. 147–172. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20541
Edição
Seção
artigos