pensando o teatro. ampliando a experiência teatral das crianças através da investigação filosófica

Autores

  • matthew reason

Palavras-chave:

teatro, filosofia, criança

Resumo

Uma indicação de qualidade na experiência cultural é a constante ressonância com que engaja seu público intelectualmente, imaginativamente ou emocionalmente. Esse é, certamente, o caso com o teatro que é feito para adultos; e deveríamos ter também a mesma ambição em relação ao teatro feito para crianças. É digno de reconhecimento, contudo, que as crianças eventualmente precisam ser ativamente convidadas a engajar-se na performance teatral, oferecendo-se a elas o tempo, as habilidades e estruturas para fazê-lo. O presente artigo apresenta as descobertas de parte de uma pesquisa destinada dedicada a explorar o potencial do uso da comunidade de investigação filosófica apara crianças (P4C) como estrutura através da qual se aprofunda e intensifica o engajamento das crianças com o teatro. Exploramos, com isso, o que acontece quando o teatro é usado como material de estímulo para a investigação filosófica, favorecendo construções de sentidos tanto sobre a natureza da experiência teatral, quanto sobre natureza do P4C.

Downloads

Publicado

2009-06-16

Como Citar

reason, matthew. (2009). pensando o teatro. ampliando a experiência teatral das crianças através da investigação filosófica. Childhood & Philosophy, 4(7), pp. 115–145. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20540

Edição

Seção

artigos