o diálogo na formação transdisciplinar do educador-filósofo

Autores

  • dante augusto galeffi

Resumo

O presente trabalho pretende descrever a personalidade de um professor do início do século XIX que transgrediu as formas tradicionais de se relacionar com o outro na escola das primeiras letras na América do Sul. O artigo está estruturado em três partes. A primeira delas destina-se à análise do conceito de estrangeiro e sua possível relação com a instituição escolar das primeiras letras do século XIX. A segunda parte procura descrever a forma com que Simón Rodríguez oferece a hospitalidade ao estrangeiro, na escola de Chuquisaca. Por fim, tentaremos pensar a possível relação entre o conceito de infância, cunhado por Walter Kohan no livro Infância, política e pensamento, e os conceitos de estrangeiro e hospitalidade presentes no pensamento de Simón Rodríguez.

Downloads

Publicado

2009-06-16

Como Citar

galeffi, dante augusto. (2009). o diálogo na formação transdisciplinar do educador-filósofo. Childhood & Philosophy, 4(7), pp. 103–114. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20539

Edição

Seção

artigos