uma aprendizagem da infância: primeiras instâncias
Palavras-chave:
infância, devir, G. Deleuze, Guimarães RosaResumo
O termo infância é usualmente considerado equivalente de criança e o vocábulo criança parece indicar mais claramente ainda uma realidade psicobiológica que remete a um indivíduo. Interessa-nos, neste estudo, problematizar essa identificação: investigar a infância, não em sua constituição capturável no âmbito institucional da família, da escola, do trabalho ou mesmo em suas condições de existência referentes à etnia, gênero ou disponibilidades cognitivas, mas no que ela se aproxima de um devir. Nossa opção por pensar o devir se dá pela força semântica que o termo possui para ressaltar as formas do tornar-se, do vir a ser, ou seja, o modo processual de alteração de um estado existencial, mais do que de uma etapa da vida.Downloads
Publicado
2009-06-16
Como Citar
leal, bernardina de sousa. (2009). uma aprendizagem da infância: primeiras instâncias. Childhood & Philosophy, 4(7), pp. 73–82. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20537
Edição
Seção
artigos