as duas dimensões de filosofia com crianças: atividades filosóficas curriculares e extra-curriculares

Autores

  • nimet kucuk ALEV Schools

Palavras-chave:

Philosophy Education, Curricular and Extra-Curricular Philosophy Activities, Philosophy for Children, Education of Thinking, Philosophy Clubs.

Resumo

O século XXI será a era da informação, um século no qual apenas aquelas sociedades que tenham e produzam informação serão bem sucedidas. Os indivíduos deste século, ademais de suas habilidades básicas terão que alcançar as novas e significativas capacidades de resolver problemas, aprender a pensar, pensar criativamente, tomar decisões, investigar e cuidar com responsabilidade do próprio conhecimento como sujeitos ativos. Por isso, necessitamos ensinar a pensar a nossos estudantes. A educação do pensamento é a educação da filosofia. Para que alguém aprenda a pensar é necessário que tenha sido ensinado em filosofia. Apenas uma adequada educação filosófica pode criar indivíduos com altas qualificações. Uma educação tal tem que ser apoiada por atividades curriculares e extra-curriculares. Este artículo considera essas duas dimensões de uma educação filosófica a partir do exemplo da Turquia e afirma sua contribuição para a educação filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

nimet kucuk, ALEV Schools

Nimet Kucuk is currently teaching Philosophy and “the Education of Thinking Course” at ALEV Schools, Istanbul, Turkey. She earned her Ph.D in Philosophy from University of Istanbul in 2003. She has been working for Philosophy Clubs in Turkey since 1997. In 2006, she was awarded the IAPC Scholarship to attend the IAPC Summer Seminar in P4C, at Mendham, NJ, USA. She writes and gives lectures on Philosophy for/with Children in Turkey. She also organises philosophy seminars for teachers . She is planning to specialize in P4C for her post doctorate work.

Downloads

Publicado

2009-01-03

Como Citar

KUCUK, Nimet. as duas dimensões de filosofia com crianças: atividades filosóficas curriculares e extra-curriculares. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. pp. 137–142, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20532. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências