as duas dimensões de filosofia com crianças: atividades filosóficas curriculares e extra-curriculares
Palavras-chave:
Philosophy Education, Curricular and Extra-Curricular Philosophy Activities, Philosophy for Children, Education of Thinking, Philosophy Clubs.Resumo
O século XXI será a era da informação, um século no qual apenas aquelas sociedades que tenham e produzam informação serão bem sucedidas. Os indivíduos deste século, ademais de suas habilidades básicas terão que alcançar as novas e significativas capacidades de resolver problemas, aprender a pensar, pensar criativamente, tomar decisões, investigar e cuidar com responsabilidade do próprio conhecimento como sujeitos ativos. Por isso, necessitamos ensinar a pensar a nossos estudantes. A educação do pensamento é a educação da filosofia. Para que alguém aprenda a pensar é necessário que tenha sido ensinado em filosofia. Apenas uma adequada educação filosófica pode criar indivíduos com altas qualificações. Uma educação tal tem que ser apoiada por atividades curriculares e extra-curriculares. Este artículo considera essas duas dimensões de uma educação filosófica a partir do exemplo da Turquia e afirma sua contribuição para a educação filosófica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-01-03
Como Citar
KUCUK, Nimet. as duas dimensões de filosofia com crianças: atividades filosóficas curriculares e extra-curriculares. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. pp. 137–142, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20532. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
experiências