educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
Palavras-chave:
aesthetic education, aesthetic utopia, global formationResumo
A idéia desse artigo é apresentar a educação estética como uma saída para a cisão do homem em corpo (sensibilidade) e razão, entendendo esta cisão como característica estrutural da sociedade ocidental moderna. Tal crítica da cultura aparece em Marcuse no seu Eros e Civilização, e é através dele que visitaremos alguns autores fundamentais à questão estética, tais como Kant - com sua noções de prazer, beleza, reflexão e diálogo, e Schiller - com sua utopia estética, onde o “impulso lúdico” pretende reconciliar os impulsos sensuais e formais (racionais). Através desta trajetória, queremos apontar, ainda que indiretamente, para a recuperação da educação como formação global do ser humano.Downloads
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Publicado
2012-01-03
Como Citar
SANTI, Angela. educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. pp. 393–408, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20503. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos