educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade

Autores

  • angela santi escola superior de propaganda e marketting, rio de janeiro, espm/rj

Palavras-chave:

aesthetic education, aesthetic utopia, global formation

Resumo

A idéia desse artigo é apresentar a educação estética como uma saída para a cisão do homem em corpo (sensibilidade) e razão, entendendo esta cisão como característica estrutural da sociedade ocidental moderna. Tal crítica da cultura aparece em Marcuse no seu Eros e Civilização, e é através dele que visitaremos alguns autores fundamentais à questão estética, tais como Kant - com sua noções de prazer, beleza, reflexão e diálogo, e Schiller - com sua utopia estética, onde o “impulso lúdico” pretende reconciliar os impulsos sensuais e formais (racionais). Através desta trajetória, queremos apontar, ainda que indiretamente, para a recuperação da educação como formação global do ser humano.

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Publicado

2012-01-03

Como Citar

santi, angela. (2012). educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade. Childhood & Philosophy, 2(4), pp. 393–408. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20503

Edição

Seção

artigos