a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões

Autores

  • julio santiago cubillos bernal Universidad del Valle, Cali

Palavras-chave:

Philosophy for children - philosophical attitude - community of inquiry

Resumo

Nesse artigo tentamos responder às seguintes questões “o que é a filosofia”, “o que eu entendo por filosofia e qual deve ser seu papel em nosso tempo?”, “se pode ensinar filosofia?” e, se sim, “como fazê-lo?”, “o que é a atitude filosófica?”, “realmente existe algo ao que podemos chamar de atitude filosófica?”. Consideramos que o melhor ambiente para ensinar e aprender é o criado pela pedagogia da Escola Nova ou Ativa, porque entende a relação pedagógica professor-educandos como uma relação recíproca de mútuo respeito. Referimo-nos aos três momentos de seu desenvolvimento e mostramos que a proposta filosófica e pedagógica de Matthew Lipman se constitui na continuação e no desenvolvimento dessa pedagogia. O grupo de Investigação em Educação e Filosofia se encontra na construção do conceito de atitude filosófica. Entende-se que a atitude filosofia ocorre quando se está capacitado para trabalhar em grupo, porque se aceita que é em comunidade de investigação onde se constrói o conhecimento em diálogo aberto e participativo entre o professor e os educandos, aonde haja uma capacidade de escuta e se argumenta com razões, porque se tem um pensamento reflexivo. Alguém com atitude filosófica é tolerante, autoregulador, constrói com os outros o conhecimento, não se considera detentor da verdade, é solidário e divide com seus companheiros e seu professor suas idéias.

Publicado

2012-01-03

Como Citar

bernal, julio santiago cubillos. (2012). a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões. Childhood & Philosophy, 2(4), pp. 271–291. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20497

Edição

Seção

artigos