pesquisa sobre as competências induzidas pelos dvp (debate com objetivo filosófico) com professores e estudantes da escola a balard (zep la mosson, la paillade, montpellier) 2004- 2006

Autores

  • michel tozzi Université Montpellier 3

Palavras-chave:

Debates with philosophical objectives, competences, research-action

Resumo

Nossa pesquisa universitária refere-se à prática do debate com objetivo filosófico (DVP) em quatro únicas turmas urbanas de ZEP (Zona de Educação prioritária) em pedagogia cooperativa, e o curso de recuperação integrado (CRI é uma classe de recepção de meio período para alunos vindos do estrangeiro) da escola. Ressaltamos que esta pesquisa é contextualizada, num espaço particularmente inovador, e que não podemos tirar dela generalizações exageradas. Contudo, ela nos parece fornecer certo número de elementos significativos para o posterior desenvolvimento das práticas, formações e pesquisas sobre a questão. Ela foi realizada de 2004 a 2006 em forma de contrato entre Escola A. Balard e a Dafpi (Reitoria de Montpellier), no qual atua uma equipe institucionalmente reconhecida como inovadora há muito tempo. Estabelecemos para esta pesquisa uma metodologia do tipo pesquisa-ação, associando estreitamente aos participantes das aulas, um pesquisador e estudantes. Neste texto, desenvolvemos as competências que essa atividade pareceu desenvolver, na parte I, nos professores e, na parte II, nos alunos. Finalmente, três impressões expõem-se: sobre a relação DVP e religião, DVP e autoridade, DVP e aula única.

Publicado

2012-01-03

Como Citar

tozzi, michel. (2012). pesquisa sobre as competências induzidas pelos dvp (debate com objetivo filosófico) com professores e estudantes da escola a balard (zep la mosson, la paillade, montpellier) 2004- 2006. Childhood & Philosophy, 2(4), pp. 231–270. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20496

Edição

Seção

artigos