a problemática do colóquio: práticas de discussão desde a perspectiva filosófica na escola primária e secundária: desafios e especificidades

Autores

  • michel tozzi Université Montpellier 3

Palavras-chave:

Philosophie, Éducation primaire et secondaire, Politiques d'éducation, Enjeux, Canada

Resumo

Este colóquio foi organizado em parceria com o Bureau des Innovations de la Direction de l’Enseignement Scolaire e os coordenadores acadêmicos das academias de Montpellier, Caen e Créteil. A Inspeção Geral de Filosofia foi convidada a assistir e a intervir nos trabalhos a partir do momento em que os promotores dessa inovação reivindicam o qualificativo de "filosofia". Este é um momento importante na reflexão coletiva sobre uma inovação francesa recente: as novas práticas de troca que demandam a filosofia na escola primária e secundária. E isto envolve alguns desafios. Por desafio compreendemos aquilo que, em uma atividade humana, desempenha um papel importante e urgente em diferentes níveis e para diversos atores. Desde o meu ponto de vista, há pelo menos seis desafios para as novas práticas de ordem filosófica na escola primária e secundária que fazem com que o papel do professor se torne mais complexo: O desafio linguístico: que repousa fundamentalmente sobre práticas de oralidade. O desafio psicológico: a questão da construção da identidade, a confiança na sua própria possibilidade de pensar deve ser periodicamente reafirmada. O desafio político: a escola política republicana se atribui, explicitamente, a missão de preparar, por meio de seu ensino, o futuro cidadão. O desafio ético: desenvolver em sala de aula a prática educativa de uma ética de discussão fundada sobre o respeito ao outro. O desafio cognitivo: de ordem reflexiva cuja finalidade é ensinar as crianças a "pensar por si mesmas." E, finalmente, o desafio para a própria filosofia e seu ensino. Estas práticas colocam questões para a própria filosofia em si mesma, e sua didática. É a própria dimensão filosófica destas práticas que lhes confere sua especificidade. Trata-se de uma inovação porque a filosofia só faz parte do programa na última séria do ensino médio, e falar dela desde o nível do jardim de infância é uma ruptura profunda com a tradição do ensino filosófico francês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-02-08

Como Citar

TOZZI, Michel. a problemática do colóquio: práticas de discussão desde a perspectiva filosófica na escola primária e secundária: desafios e especificidades. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 201–234, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20481. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências