infância entre literatura e filosofia. leituras da infância na poesia manoel de barros
Palavras-chave:
Childhood, Manoel de Barros, Education, Philosophy, PoetryResumo
A Infância tem sido histórica e socialmente ligada à idéia de falta, ausência ou incompletude. Este entendimento levou à idéia subsequente de que o universo adulto poderia preenchê-la, completá-la com o que supostamente estaria faltando. Desde um ponto de vista histórico, o exercício de poder dos adultos sobre as crianças tornou-se generalizado e adquiriu um forte aliado no processo educativo. Presumimos saber muito sobre as crianças e as interpretamos a partir do que nós mesmos fomos, ou do que imaginamos ter sido. Nossas experiências individuais são percebidas como modelos para a compreensão infantil das coisas. Paradoxalmente, o nosso conhecimento sobre a infância nos separa dela. Nós já sabemos muito sobre a infância. Não há mais nada a dizer. Mas talvez seja preferível, se não há mais nada a dizer sobre a infância, que tenha childhood between literature and philosophy. readings of childhood in manoel de barros’ poetry 112 childhood & philosophy, rio de janeiro, v.1, n.1, jan./jun. 2005 issn 1984-5987 chegado o tempo para aprender com as crianças o que a infância tem a nos dizer. Pensar a infância apenas no espaço permitido no interior das margens de nossos esquemas interpretativos é desconfiar da possibilidade de que as crianças possam ou já mesmo tenham escapado dessas dimensões impostas. Mas como seria pensar a infância nas margens ou fora dessas margens? Falar sobre a infância inventada por Manoel de Barros, por suas memórias e as nossas, e procurar novos conceitos de infância, exige uma abordagem diferente. A infância, como a estamos entendendo aqui, faz do ensino - como da leitura e da escrita em geral - uma experiência poética, plena de sentimentos, emoção e razão. O que propomos como um projecto de pesquisa é, neste caso, o mesmo que muitos outros, mas também profundamente diferente, e difícil de inaugurar, pois aqui o objeto, a infância, é alterado pelo próprio olhar da pesquisadora o que, implicitamente, muda o caráter e até mesmo os detalhes da metodologia que decorrem a partir do olhar.Downloads
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Publicado
2012-02-08
Como Citar
LEAL, Bernardina de sousa. infância entre literatura e filosofia. leituras da infância na poesia manoel de barros. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 111–124, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20477. Acesso em: 27 jul. 2025.
Edição
Seção
artigos