variações em tom menor em redor da infância, psicologia e educação
este dossiê propõe-se a cartografar práticas e pensamentos que desafiem os modelos majoritários da psicologia educacional – aqueles que, historicamente, têm operado segundo lógicas de normalização, mensuração e hierarquização dos saberes, dos corpos e das infâncias. inspirados no conceito de "tom menor" proposto por deleuze e guattari, buscamos tensionar a psicologia educacional como campo de produção de subjetividades, interrogações e resistências, abrindo espaço para formas de pensar, sentir e agir que escapem às capturas da racionalidade técnico-instrumental e do dispositivo escolar moderno.
mais do que rejeitar a psicologia como aliada da educação, este dossiê pergunta: que psicologia é possível quando se pensa a educação e a formação de professores a partir do fora? que práticas educacionais e psicológicas emergem quando se escuta o murmúrio das linhas de fuga e se acolhe a potência da diferença, da infância, da linguagem antes da linguagem? como pensar uma psicologia educacional que se faça com as margens, com os gestos errantes, com o comum ainda por vir?
convocamos contribuições que dialoguem com os trabalhos de gilles deleuze e félix guattari – especialmente com as ideias de esquizoanálise, mapas, desterritorializações, devir-criança e menoridade – e que se deixem contaminar pela crítica genealógica de michel foucault ao sujeito psicológico moderno e suas tecnologias de governo. interessa-nos, igualmente, o legado de fernand deligny, cuja experimentação com crianças não verbais interroga radicalmente os fundamentos comunicacionais, terapêuticos e educativos da psicologia.
as contribuições podem abordar, entre outros temas:
experiências e narrativas de psicologias menores na formação de professores, no cotidiano escolar ou institucional;
cartografias de práticas clínicas, educativas, audiovisuais e artísticas de modo geral que desloquem os saberes hegemônicos da psicologia;
críticas à normalização da infância e às formas de subjetivação escolarizadas;
diálogos com psicologias e filosofias da diferença, da infância e do cuidado;
potências micropolíticas do brincar, da escuta, da atenção e do gesto;
perspectivas decoloniais/contra coloniais e feministas que repensem os fundamentos da psicologia educacional;
modos de pesquisa que escapem ao paradigma representacional da ciência psicológica e da racionalização das subjetividades nas políticas educacionais.
textos em português, espanhol, francês ou inglês serão aceitos. aceitamos artigos científicos, ensaios, relatos de experiência, entrevistas e proposições experimentais. todas as submissões passarão por avaliação por pares em regime duplo-cego.
prazo para submissão: 30 de novembro de 2025.
publicação prevista: 1º semestre 2026.
normas para autores: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/about/submissions#authorguidelines
organização do dossiê: tiago almeida, fernanda omelczuk, luciano bedin da costa, rodrigo lages e silva , rosimeri de oliveira dias, césar leite.
para mais informações, entre em contacto pelo e-mail: chiandphi@gmail.com