Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto, é importante que preencham o documento com a declaração de originalidade, devidamente assinado, e o anexem digitalmente no sistema. por favor, para esta ação repita o mesmo procedimento que utilizou para fazer o carregamento do artigo submetido à avaliação.
- certificar-se de que o arquivo submetido está em formato microsoft word sem a identificação dos autores, e que o mesmo segue o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal da revista. é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria da revista.
- verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da abnt ou apa (conforme tenha escolhido uma ou outra). todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a url completa no final da referência. as urls demasiado extensas deverão ser encurtadas utilizando-se o: https://bitly.com/
- certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesauros abaixo: tesauro de ciência da informação (ibict); thesaurus unesco ou eric thesaurus. o não cumprimento da inclusão das palavras-chave padronizadas dará autorização direta para os editores do periódico incluírem novos termos padronizados - a quantidade de palavras-chave deve ser entre 3 (três) até 5 (cinco) termos.
- certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação do id orcid.
- certificar-se de que o formulário obrigatório de submissão esteja preenchido e enviado.
- o texto publicado inclui o e-mail do autor.
variações em tom menor em redor da infância, psicologia e educação
este dossiê propõe-se a cartografar práticas e pensamentos que desafiem os modelos majoritários da psicologia educacional – aqueles que, historicamente, têm operado segundo lógicas de normalização, mensuração e hierarquização dos saberes, dos corpos e das infâncias. inspirados no conceito de "tom menor" proposto por deleuze e guattari, buscamos tensionar a psicologia educacional como campo de produção de subjetividades, interrogações e resistências, abrindo espaço para formas de pensar, sentir e agir que escapem às capturas da racionalidade técnico-instrumental e do dispositivo escolar moderno.
mais do que rejeitar a psicologia como aliada da educação, este dossiê pergunta: que psicologia é possível quando se pensa a educação e a formação de professores a partir do fora? que práticas educacionais e psicológicas emergem quando se escuta o murmúrio das linhas de fuga e se acolhe a potência da diferença, da infância, da linguagem antes da linguagem? como pensar uma psicologia educacional que se faça com as margens, com os gestos errantes, com o comum ainda por vir?
convocamos contribuições que dialoguem com os trabalhos de gilles deleuze e félix guattari – especialmente com as ideias de esquizoanálise, mapas, desterritorializações, devir-criança e menoridade – e que se deixem contaminar pela crítica genealógica de michel foucault ao sujeito psicológico moderno e suas tecnologias de governo. interessa-nos, igualmente, o legado de fernand deligny, cuja experimentação com crianças não verbais interroga radicalmente os fundamentos comunicacionais, terapêuticos e educativos da psicologia.
as contribuições podem abordar, entre outros temas:
experiências e narrativas de psicologias menores na formação de professores, no cotidiano escolar ou institucional;
cartografias de práticas clínicas, educativas, audiovisuais e artísticas de modo geral que desloquem os saberes hegemônicos da psicologia;
críticas à normalização da infância e às formas de subjetivação escolarizadas;
diálogos com psicologias e filosofias da diferença, da infância e do cuidado;
potências micropolíticas do brincar, da escuta, da atenção e do gesto;
perspectivas decoloniais/contra coloniais e feministas que repensem os fundamentos da psicologia educacional;
modos de pesquisa que escapem ao paradigma representacional da ciência psicológica e da racionalização das subjetividades nas políticas educacionais.
textos em português, espanhol, francês ou inglês serão aceitos. aceitamos artigos científicos, ensaios, relatos de experiência, entrevistas e proposições experimentais. todas as submissões passarão por avaliação por pares em regime duplo-cego.
prazo para submissão: 30 de novembro de 2025.
publicação prevista: 1º semestre 2026.
normas para autores: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/about/submissions#authorguidelines
organização do dossiê: tiago almeida, fernanda omelczuk, luciano bedin da costa, rodrigo lages e silva , rosimeri de oliveira dias, césar leite.

