movimentos e efeitos da palavra: uma reflexão sobre as narrativas de/sobre crianças no contexto escolar

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DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.85862

Abstract

A escola é um lugar onde as crianças compartilham o espaço-tempo com seus pares, outros sujeitos que compõem seu cotidiano e, por vezes, pesquisadoras que vão a campo com suas inquietações. Para a produção deste artigo, foi utilizado como material-base o relatório de campo desenvolvido durante uma oficina realizada com crianças do 1º ano do ensino fundamental, matriculadas em uma escola municipal localizada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A partir das falas, não falas e outras formas de expressão protagonizadas por estudantes, professora e pesquisadoras, buscamos entender o lugar da palavra na elaboração de narrativas por e sobre as crianças no contexto escolar. Além dos/as autores/as do campo dos estudos da infância, apoiamo-nos em textos literários e poéticos, por fornecerem elementos que nos permitem situarmo-nos no mundo a partir de perspectivas diversas. Como exercício de reflexão sobre os movimentos e efeitos da palavra, traçamos três linhas de análise: a palavra que anseia brecha e escuta; as palavras impostas, mal endereçadas, limitantes; e, por último, as narrativas inventadas que viram de ponta-cabeça. Além de provocar educadores/as a olharem para suas práticas pedagógicas e mediações, desafiamo-nos a pensar se há espaço na escola para a expressão livre e criadora, formadora de leituras de si e da vida.

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Biografia autore

conceição firmina seixas silva, Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Departamento de Estudos da Infância (DEDI).

Possui graduação (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação - Departamento de Estudos da Infância (DEDI) - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); coordenadora dos grupos de pesquisa Territórios dos Estudos da Infância (TEI) e Espaço de Práticas e Pesquisa sobre Infância (EPPI); pesquisadora permanente do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância e juventude; participação política e subjetivação política e educação.

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Pubblicato

2024-11-30

Come citare

SEIXAS SILVA, Conceição firmina; GUEDES CAVALCANTE, Erika xavier. movimentos e efeitos da palavra: uma reflexão sobre as narrativas de/sobre crianças no contexto escolar. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, p. 01–26, 2024. DOI: 10.12957/childphilo.2024.85862. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/85862. Acesso em: 10 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

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