infância e experiência em walter benjamin
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63103Parole chiave:
walter benjamin, infância, experiência.Abstract
Walter Benjamin é um instigante pensador alemão que nos faz pensar, de forma mais ampla, nos conceitos de experiência e infância. Segundo este autor, nós os adultos, consideramos saber a fundo o que é ser criança, mas talvez não o saibamos. Através de suas obras, Benjamin nos descortina uma outra visão acerca desses conceitos, bem mais crítica, diríamos até inovadora. Viajar por entre suas experiências e narrativas, nos aproxima desse encantador mundo que é o da infância(s). Portanto, esse trabalho é um convite a essa viagem que, a nosso ver, é bem filosófica, no sentido que nos leva rumo a algo que nos é desconhecido e que ao final pode nos transformar. É esse, para nós, o encanto de Walter Benjamin. Essa visão mais ampla dos conceitos de infância e experiência, foi encontrada nos livros de Benjamin: A hora das crianças narrativas radiofônicas (2015), Infância berlinense: 1900 (2013), Reflexões sobre a criança o brinquedo e a educação (2009) e Rua de mão única (2013). De acordo com Jorge Larrosa (2003), a infância é um enigma; dessa forma, acreditamos que os textos de Benjamin nos possibilitam ir ao encontro dele, isto é, nos aproximam deste mistério que é a infância.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
BENJAMIN, Walter. A hora das crianças narrativas radiofônicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2015.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: Infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
FRANCO, Renato. 10 lições sobre Walter Benjamin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
FRANCO, Renato. Tecnologia, cultura e política: notas sobre a obra de W. Benjamin. In: PUCCI, Bruno. et al. (Orgs). Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009. p. 227-252.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Leitura da infância, infância da leitura. In: PUCCI, Bruno. et al. (Orgs). Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009. p. 219-225.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Rua de mão única. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wSo0d4ZW-1Q>. Acesso em: 18 out. 2021.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In: Walter Benjamin. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. prefácio p. 7-19.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-027, jul./dez 2011.
LARROSA, Jorge. O enigma da infância: ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 183-198.
OLIVEIRA, Paula Ramos de. Infância como narração e experiência: entre as crianças e os adultos. In: Antônio A. S. Zuin; Belarmino C. G. da Costa; Luis Roberto Gomes; Luis Antonio C. N. Lastória. (Org). Teoria Crítica, formação cultural e educação: homenagem à Bruno Pucci. Piracicaba: Editora Unimep, 2018, p. 207-225.
OLIVEIRA, Paula Ramos de. Tempo(s) e alteridade: a escuta nas aulas de Filosofia com crianças. Educação em Revista, Marília, v.12, n.1, p. 181-190, jan. /jun 2011.
Perguntar para uma criança o que ela quer ser é uma ofensa. 2016. Disponível em: <https://lunetas.com.br/perguntar-para-uma-crianca-o-que-ela-quer-ser-e-uma-ofensa-isso-e-apagar-o-que-ela-ja-e/ >. Acesso em: 18/10/2021.
PUCCI, Bruno. Teoria Crítica e Educação. In: PUCCI, Bruno. et al. (Orgs). Teoria Crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. São Carlos: Edufiscar, 1994. p. 11-58.
VAZ, Alexandre Fernandez. Escolarização, semiformação: reflexões sobre a memória e as ‘’expectativas pedagógicas’’ a partir de Theodor W. Adorno. In: PUCCI, Bruno. et al. (Orgs). Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009. p. 53-67.