infância, experiência e educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infância
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30577Parole chiave:
educação infantil, infância, experiência.Abstract
O presente artigo traz reflexões que envolvem infância e experiência a partir da área da educação e, particularmente, das ponderações em torno das pesquisas com crianças pequenas e da educação infantil. Os apontamentos impõem limites relativos a este lugar de estudo e delimita estes como parte de uma crítica e autocrítica da educação e das possibilidades de consolidação de uma Pedagogia da Infância. Nesta direção, no artigo se toma para esta reflexão a análise do sentido da experiência para as principais teorias educacionais ou projetos educativos para a educação na infância, a fim de levar a uma demarcação dos contornos da experiência educativa na/da infância institucionalizada. Para tal, apresenta alguns elementos relativos à experiência educativa como experiência social a partir de estudos empíricos que dão visibilidade às ações das crianças como parte de suas vidas nos coletivos infantis. Por fim, indica como desafios para a possível consolidação de uma Pedagogia da Infância uma aproximação da Pedagogia às manifestações infantis, a criança em situação e as possibilidades de os processos educativos se pautarem na escuta, na dialogicidade e nas relações, possibilitando incluir, nas práticas educativas, as significações produzidas pelas próprias crianças em seus contextos de vida e suas manifestações culturais e expressivas