a significatividade teórica e pedagógica da novela filosófica e da filosofia para/com crianças: introdução ao problema especial da novela filosófica para crianças
Palavras-chave:
Philosophical Novel, Matthew Lipman, Philosophical Curriculum, NarrativeResumo
Neste artigo proponho uma introdução para o número especial sobre as novelas filosóficas para crianças assinalando uma lacuna no campo teórico da filosofia para/com crianças. Sugiro a necessidade de mais investigação sobre esse tema porque constitui uma peça central no programa de estudos de Filosofia para Crianças desde uma visão lipmaniana. Descrevo a gênesis da ideia de este número especial que surgiu pela primeira vez de uma série de perguntas e experiências que encontrei enquanto trabalhava com as novela filosóficas de Lipman, em seguida a travès da exploração escolar do modelo teórico das novelas filosóficas para crianças de Lipman e culminou com a apresentação de vários dos artigos publicados aquí, em um simpósio especial sobre a novela filosófica num encontro da Associação Filosófica dos Estados-Unidos. Concluo com um adiantamento dos artigos desse número, destacando uma série de temas e preocupações compartilhados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-19
Como Citar
DE MARZIO, Darryl matthew. a significatividade teórica e pedagógica da novela filosófica e da filosofia para/com crianças: introdução ao problema especial da novela filosófica para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 11–22, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712. Acesso em: 13 maio. 2025.
Edição
Seção
número especial