a significatividade teórica e pedagógica da novela filosófica e da filosofia para/com crianças: introdução ao problema especial da novela filosófica para crianças

Autores

  • darryl matthew de marzio University of Scranton

Palavras-chave:

Philosophical Novel, Matthew Lipman, Philosophical Curriculum, Narrative

Resumo

Neste artigo proponho uma introdução para o número especial sobre as novelas filosóficas para crianças assinalando uma lacuna no campo teórico da filosofia para/com crianças. Sugiro a necessidade de mais investigação sobre esse tema porque constitui uma peça central no programa de estudos de Filosofia para Crianças desde uma visão lipmaniana. Descrevo a gênesis da ideia de este número especial que surgiu pela primeira vez de uma série de perguntas e experiências que encontrei enquanto trabalhava com as novela filosóficas de Lipman, em seguida a travès da exploração escolar do modelo teórico das novelas filosóficas para crianças de Lipman e culminou com a apresentação de vários dos artigos publicados aquí, em um simpósio especial sobre a novela filosófica num encontro da Associação Filosófica dos Estados-Unidos. Concluo com um adiantamento dos artigos desse número, destacando uma série de temas e preocupações compartilhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

darryl matthew de marzio, University of Scranton

Assistant Professor, Education Department University of Scranton President, Middle Atlantic States Philosophy of Education Society

Downloads

Publicado

2015-06-19

Como Citar

DE MARZIO, Darryl matthew. a significatividade teórica e pedagógica da novela filosófica e da filosofia para/com crianças: introdução ao problema especial da novela filosófica para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 11–22, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

número especial