da libertação à prática do cuidado a filosofia educacional de ann margaret sharp

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2025.90050

Mots-clés :

Ann Margaret Sharp, Filosofia para Crianças, Libertação, Friedrich Nietzsche, Cuidado

Résumé

Este artigo pretende analisar de maneira crítica a filosofia educacional de Ann Margaret Sharp (1942-2010), cofundadora com Matthew Lipman da proposta filosófico-educacional conhecida como “Filosofia para Crianças” (Philosophy for Children). A visão filosófica de Sharp, que ainda não foi suficientemente estudada e analisada, depende de uma junção inovadora entre prática educacional, libertação intelectual e cuidado relacional. A primeira parte do artigo esclarece em que sentido, antes de conceber a Filosofia para Crianças com Lipman, Sharp se aproveitou de insights nietzschianos que ela desenvolveu de forma criativa para alcançar a libertação de crianças e professores. Essa transformação relaciona-se com a reavaliação para fins formativos e existenciais de conceitos e práticas, como a sublimação e o sofrimento, que a educação tradicional desconsidera ou rejeita. A segunda parte enfoca a contribuição de Sharp para o desenvolvimento da Filosofia para Crianças a partir da década de 1970. A esse respeito, observou-se primeiramente que Sharp integrou suas reflexões nietzschianas, as quais ainda estavam pautadas na centralidade do indivíduo (tanto discente como docente), com um olhar mais comunitário e relacional, que contribuiu de maneira única para o desenvolvimento do cerne teórico-prático da Filosofia para Crianças, ou seja, a dinâmica dialógica conhecida como “Comunidade de investigação filosófica”. Em segundo lugar, detalhou-se a visão de Sharp acerca do cuidado relacional e do chamado “caring thinking”, que se tornou um dos cernes dessa prática filosófica, assim como das atividades formativas relacionadas. Por fim, evidenciou-se como, do ponto de vista geral, a interseção com o cuidado contribui para o ulterior esclarecimento conceitual e prático da inovação educacional da Filosofia para Crianças.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

gabrielle barbosa da silva santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Filosofia (curso de licenciatura) na PUCPR. Atualmente, trabalha como professora PSS pelo estado do Paraná. Além de ter participado de um Projeto de iniciação à docência (PIBID), finalizou dois projetos de iniciação científica financiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no pensamento de Wittgenstein e na filosofia para crianças.

roberto franzini tibaldeo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. Possui doutorado em Ciências da cultura (Modena, 2005) e em Filosofia (Torino, 2011). Realizou estágio pós-doutoral na Scuola Superiore SantAnna (Itália, 2010-2015) e na Universidade de Louvain-la-Neuve (Bélgica, 2015-2018). É membro do GT Hans Jonas e vice coordenador e membro do núcleo de sustentação do GT Filosofia da saúde da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia).

Références

BIESTA, Gert. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, p. 808-825, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Psv5yk47BGSXB5DDFXy59TL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2025.

CHESTERS, Sarah. The Socratic Classroom. Rotterdam: Sense, 2012.

CHETTY, Darren; SUISSA, Judith. ‘No Go Areas’: Racism and Discomfort in the Community of Inquiry. In: GREGORY, Maughn.; HAYNES, Joanna; MURRIS, Karin (orgs.). The Routledge International Handbook of Philosophy for Children. London: Routledge, 2016. p. 11-18.

FRANZINI TIBALDEO, Roberto. Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp. Philosophy for Children’s Educational Revolution. Cham: Springer, 2023.

GARZA, María Teresa. Education for Liberation. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. New York: Routledge, 2018. p. 133-144.

GREGORY, Maughn (org.). Philosophy for Children. Practitioner Handbook. Montclair: IAPC, 2008.

GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. New York: Routledge, 2018.

KOHAN, Walter. Paulo Freire mais do que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

LAVERTY, Megan; GREGORY, Maughn. Ann Margaret Sharp: A life teaching community. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018. p. 1-17.

LIPMAN, Matthew. A descoberta de Ari dos Telles. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1990.

LIPMAN, Matthew. An Intellectual Biography. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, Upper Montclair, v. 20, n. 1-2, p. 22-32, 2012.

LIPMAN, Matthew. Caring as Thinking. Inquiry, Abingdon, v. 15, n. 1, p. 1-13, 1995a.

LIPMAN, Matthew. Harry Stottlemeier’s Discovery. Upper Montclair: Montclair State College, 1974.

LIPMAN, Matthew. Issao e Guga. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997.

LIPMAN, Matthew. Luísa. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1995b.

LIPMAN, Matthew. Moral Education Higher‐Order Thinking and Philosophy for Children. Early Child Development and Care, Abingdon, v. 107, n. 1, p. 61-70, 1995c.

LIPMAN, Matthew. Pimpa. São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995d.

LIPMAN, Matthew. Thinking in Education. 2. ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2003.

LIPMAN, Matthew. Uma vida ensinando a pensar. Rio de Janeiro: NEFI, 2023.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann. Growing up with Philosophy. Philadelphia: Temple University Press, 1978a.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann. Instructional Manual to Accompany Harry Stottlemeier’s Discovery. Upper Montclair: Montclair State College, 1974.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann. Some Educational Presuppositions of Philosophy for Children. Oxford Review of Education, Oxford, v. 4, n. 1, p. 85-90, 1978b.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann; OSCANYAN, Frederick. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

MOREHOUSE, R. Caring thinking, education of the emotions and the community of inquiry. A psychological perspective. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018. p. 197–208.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

OLIVERIO, S. The teacher as liberator: Ann Margaret Sharp between philosophy of education and teacher education. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018. p. 63-75.

SHARP, Ann. A Letter to a Novice Teacher: Teaching ‘Harry Stottlemeier’s Discovery’. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018a. p. 88-95.

SHARP, Ann. Ann Margaret Sharp in conversation with Peter Shea. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018b. p. 18–25.

SHARP, Ann. Education and Culture: A Nietzschean Perspective. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018c. p. 76-87.

SHARP, Ann. Education of the Emotions in the Classroom Community of Inquiry. Gifted Education International, Thousand Oaks, v. 22, n. 2-3, p. 248-257, 2007.

SHARP, Ann. Feminism and Philosophy for Children. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, Upper Montclair, v. 11, n. 3-4, p. 24-28, 1994.

SHARP, Ann. Geraldo. Camberwell: Acer Press, 1999.

SHARP, Ann. Hannah. Saint-Nicolas: Presses de l’Université Laval, 2005.

SHARP, Ann. Nakeesha and Jesse (pilot version). Thinking: The Journal of Philosophy for Children, v. 16, n. 2, p. 4-8, 2002.

SHARP, Ann. Nietzsche’s View of Sublimation in the Educational Process. The Journal of Educational Thought, Calgary, v. 9, n. 2, p. 98-106, 1975.

SHARP, Ann. O hospital das bonecas. Lisboa: Dinalivro, 2008.

SHARP, Ann. Peirce, Feminism, and Philosophy for Children. Analytic Teaching, La Crosse, v. 14, n. 1, p. 51-62, 1993.

SHARP, Ann. Philosophical Teaching as Moral Education. Journal of Moral Education, Abingdon, v. 13, n. 1, p. 3-8, 1984.

SHARP, Ann. Philosophy for Children and the Development of Ethical Values. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018d. p. 109-119.

SHARP, Ann. Philosophy for Children: An Educational Path to Philosophy. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, Upper Montclair, v. 20, n. 1-2, p. 33-43, 2012.

SHARP, Ann. Self-Transformation in the Community of Inquiry. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018e. p. 49-59.

SHARP, Ann. The Community of Inquiry: Education for Democracy. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018f. p. 241-250.

SHARP, Ann. The Doll Hospital. Camberwell: Acer, 1998.

SHARP, Ann. The Other Dimension of Caring Thinking. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018g. p. 209-214.

SHARP, Ann. The Role of Intelligent Sympathy in Educating for Global Ethical Consciousness. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018h. p. 230-240.

SHARP, Ann. The Teacher as Liberator: A Nietzschean View. Paedagogica Historica, Abingdon, v. 16, n. 2, p. 387-422, 1976.

SHARP, Ann. What Is a ‘Community of Inquiry?’ In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018i. p. 38-48.

SHARP, Ann; GREGORY, Maughn. Towards a Feminist Philosophy of Education. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018. p. 145-158.

SHARP, Ann; REED, Ronald (orgs.). Studies in Philosophy for Children: Harry Stottlemeier’s Discovery. Philadelphia: Temple University Press, 1992.

SHARP, Ann; REED, Ronald (orgs.). Studies in Philosophy for Children: Pixie. Madrid: Ediciones de la Torre, 1996.

SPLITTER, Laurance; SHARP, Ann M. Teaching for Better Thinking. Camberwell: Acer, 1995.

TEDESCO, Anderson Luiz; OLIVEIRA, Jelson; LACERDA, Tiago Eurico. Assim falou Zaratustra como “poema de auto-trans-formação”: por uma nova tarefa educativa. Educação temática digital, Campinas, SP, v. 26, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673041/34625. Acesso em: 16 mar. 2025.

WURTZ, Jonathan. Looking a Trojan horse in the mouth: problematizing philosophy for/with children’s hope for social reform through the history of race and education in the us. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1-27, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/80069. Acesso em: 16 mar. 2025.

ZUBEN, Marcos C.; MEDEIROS, Rodolfo R. Nietzsche e a educação: autonomia, cultura e transformação. Trilhas Filosóficas, Caicó, RN, v. 6, n. 1, p. 71-93, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1803. Acesso em: 16 mar. 2025.

Publiée

2025-03-26

Comment citer

BARBOSA DA SILVA SANTOS, Gabrielle; FRANZINI TIBALDEO, Roberto. da libertação à prática do cuidado a filosofia educacional de ann margaret sharp. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 21, p. 01–25, 2025. DOI: 10.12957/childphilo.2025.90050. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/90050. Acesso em: 1 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

articles