da libertação à prática do cuidado a filosofia educacional de ann margaret sharp
DOI :
https://doi.org/10.12957/childphilo.2025.90050Mots-clés :
Ann Margaret Sharp, Filosofia para Crianças, Libertação, Friedrich Nietzsche, CuidadoRésumé
Este artigo pretende analisar de maneira crítica a filosofia educacional de Ann Margaret Sharp (1942-2010), cofundadora com Matthew Lipman da proposta filosófico-educacional conhecida como “Filosofia para Crianças” (Philosophy for Children). A visão filosófica de Sharp, que ainda não foi suficientemente estudada e analisada, depende de uma junção inovadora entre prática educacional, libertação intelectual e cuidado relacional. A primeira parte do artigo esclarece em que sentido, antes de conceber a Filosofia para Crianças com Lipman, Sharp se aproveitou de insights nietzschianos que ela desenvolveu de forma criativa para alcançar a libertação de crianças e professores. Essa transformação relaciona-se com a reavaliação para fins formativos e existenciais de conceitos e práticas, como a sublimação e o sofrimento, que a educação tradicional desconsidera ou rejeita. A segunda parte enfoca a contribuição de Sharp para o desenvolvimento da Filosofia para Crianças a partir da década de 1970. A esse respeito, observou-se primeiramente que Sharp integrou suas reflexões nietzschianas, as quais ainda estavam pautadas na centralidade do indivíduo (tanto discente como docente), com um olhar mais comunitário e relacional, que contribuiu de maneira única para o desenvolvimento do cerne teórico-prático da Filosofia para Crianças, ou seja, a dinâmica dialógica conhecida como “Comunidade de investigação filosófica”. Em segundo lugar, detalhou-se a visão de Sharp acerca do cuidado relacional e do chamado “caring thinking”, que se tornou um dos cernes dessa prática filosófica, assim como das atividades formativas relacionadas. Por fim, evidenciou-se como, do ponto de vista geral, a interseção com o cuidado contribui para o ulterior esclarecimento conceitual e prático da inovação educacional da Filosofia para Crianças.
Téléchargements
Références
BIESTA, Gert. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, p. 808-825, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Psv5yk47BGSXB5DDFXy59TL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2025.
CHESTERS, Sarah. The Socratic Classroom. Rotterdam: Sense, 2012.
CHETTY, Darren; SUISSA, Judith. ‘No Go Areas’: Racism and Discomfort in the Community of Inquiry. In: GREGORY, Maughn.; HAYNES, Joanna; MURRIS, Karin (orgs.). The Routledge International Handbook of Philosophy for Children. London: Routledge, 2016. p. 11-18.
FRANZINI TIBALDEO, Roberto. Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp. Philosophy for Children’s Educational Revolution. Cham: Springer, 2023.
GARZA, María Teresa. Education for Liberation. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. New York: Routledge, 2018. p. 133-144.
GREGORY, Maughn (org.). Philosophy for Children. Practitioner Handbook. Montclair: IAPC, 2008.
GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. New York: Routledge, 2018.
KOHAN, Walter. Paulo Freire mais do que nunca. Uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.
LAVERTY, Megan; GREGORY, Maughn. Ann Margaret Sharp: A life teaching community. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018. p. 1-17.
LIPMAN, Matthew. A descoberta de Ari dos Telles. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1990.
LIPMAN, Matthew. An Intellectual Biography. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, Upper Montclair, v. 20, n. 1-2, p. 22-32, 2012.
LIPMAN, Matthew. Caring as Thinking. Inquiry, Abingdon, v. 15, n. 1, p. 1-13, 1995a.
LIPMAN, Matthew. Harry Stottlemeier’s Discovery. Upper Montclair: Montclair State College, 1974.
LIPMAN, Matthew. Issao e Guga. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997.
LIPMAN, Matthew. Luísa. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1995b.
LIPMAN, Matthew. Moral Education Higher‐Order Thinking and Philosophy for Children. Early Child Development and Care, Abingdon, v. 107, n. 1, p. 61-70, 1995c.
LIPMAN, Matthew. Pimpa. São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995d.
LIPMAN, Matthew. Thinking in Education. 2. ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2003.
LIPMAN, Matthew. Uma vida ensinando a pensar. Rio de Janeiro: NEFI, 2023.
LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann. Growing up with Philosophy. Philadelphia: Temple University Press, 1978a.
LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann. Instructional Manual to Accompany Harry Stottlemeier’s Discovery. Upper Montclair: Montclair State College, 1974.
LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann. Some Educational Presuppositions of Philosophy for Children. Oxford Review of Education, Oxford, v. 4, n. 1, p. 85-90, 1978b.
LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann; OSCANYAN, Frederick. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
MOREHOUSE, R. Caring thinking, education of the emotions and the community of inquiry. A psychological perspective. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018. p. 197–208.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
OLIVERIO, S. The teacher as liberator: Ann Margaret Sharp between philosophy of education and teacher education. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018. p. 63-75.
SHARP, Ann. A Letter to a Novice Teacher: Teaching ‘Harry Stottlemeier’s Discovery’. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018a. p. 88-95.
SHARP, Ann. Ann Margaret Sharp in conversation with Peter Shea. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018b. p. 18–25.
SHARP, Ann. Education and Culture: A Nietzschean Perspective. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018c. p. 76-87.
SHARP, Ann. Education of the Emotions in the Classroom Community of Inquiry. Gifted Education International, Thousand Oaks, v. 22, n. 2-3, p. 248-257, 2007.
SHARP, Ann. Feminism and Philosophy for Children. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, Upper Montclair, v. 11, n. 3-4, p. 24-28, 1994.
SHARP, Ann. Geraldo. Camberwell: Acer Press, 1999.
SHARP, Ann. Hannah. Saint-Nicolas: Presses de l’Université Laval, 2005.
SHARP, Ann. Nakeesha and Jesse (pilot version). Thinking: The Journal of Philosophy for Children, v. 16, n. 2, p. 4-8, 2002.
SHARP, Ann. Nietzsche’s View of Sublimation in the Educational Process. The Journal of Educational Thought, Calgary, v. 9, n. 2, p. 98-106, 1975.
SHARP, Ann. O hospital das bonecas. Lisboa: Dinalivro, 2008.
SHARP, Ann. Peirce, Feminism, and Philosophy for Children. Analytic Teaching, La Crosse, v. 14, n. 1, p. 51-62, 1993.
SHARP, Ann. Philosophical Teaching as Moral Education. Journal of Moral Education, Abingdon, v. 13, n. 1, p. 3-8, 1984.
SHARP, Ann. Philosophy for Children and the Development of Ethical Values. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018d. p. 109-119.
SHARP, Ann. Philosophy for Children: An Educational Path to Philosophy. Thinking: The Journal of Philosophy for Children, Upper Montclair, v. 20, n. 1-2, p. 33-43, 2012.
SHARP, Ann. Self-Transformation in the Community of Inquiry. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018e. p. 49-59.
SHARP, Ann. The Community of Inquiry: Education for Democracy. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018f. p. 241-250.
SHARP, Ann. The Doll Hospital. Camberwell: Acer, 1998.
SHARP, Ann. The Other Dimension of Caring Thinking. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018g. p. 209-214.
SHARP, Ann. The Role of Intelligent Sympathy in Educating for Global Ethical Consciousness. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018h. p. 230-240.
SHARP, Ann. The Teacher as Liberator: A Nietzschean View. Paedagogica Historica, Abingdon, v. 16, n. 2, p. 387-422, 1976.
SHARP, Ann. What Is a ‘Community of Inquiry?’ In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018i. p. 38-48.
SHARP, Ann; GREGORY, Maughn. Towards a Feminist Philosophy of Education. In: GREGORY, Maughn; LAVERTY, Megan (orgs.). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. Nova Iorque: Routledge, 2018. p. 145-158.
SHARP, Ann; REED, Ronald (orgs.). Studies in Philosophy for Children: Harry Stottlemeier’s Discovery. Philadelphia: Temple University Press, 1992.
SHARP, Ann; REED, Ronald (orgs.). Studies in Philosophy for Children: Pixie. Madrid: Ediciones de la Torre, 1996.
SPLITTER, Laurance; SHARP, Ann M. Teaching for Better Thinking. Camberwell: Acer, 1995.
TEDESCO, Anderson Luiz; OLIVEIRA, Jelson; LACERDA, Tiago Eurico. Assim falou Zaratustra como “poema de auto-trans-formação”: por uma nova tarefa educativa. Educação temática digital, Campinas, SP, v. 26, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673041/34625. Acesso em: 16 mar. 2025.
WURTZ, Jonathan. Looking a Trojan horse in the mouth: problematizing philosophy for/with children’s hope for social reform through the history of race and education in the us. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1-27, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/80069. Acesso em: 16 mar. 2025.
ZUBEN, Marcos C.; MEDEIROS, Rodolfo R. Nietzsche e a educação: autonomia, cultura e transformação. Trilhas Filosóficas, Caicó, RN, v. 6, n. 1, p. 71-93, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1803. Acesso em: 16 mar. 2025.