crianças migrantes dos países africanos na educação infantil paulistana: entre o acolhimento e a exclusão

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.66911

Mots-clés :

migrações transnacioniais, relações raicias, crianças pequenas migrantes

Résumé

Os migrantes dos países africanos e as migrantes dos países africanos no Brasil sofrem os efeitos perversos ligados à xenofobia, como também vivenciam práticas racistas, este processo, também se reverberam dentro do contexto das creches e pré-escolas, influenciando diretamente o fazer pedagógico e as percepções e concepções acerca do seja ser um negro africano ou uma negra africana. Neste contexto, este artigo, vai apresentar a percepção do processo de racialização no acolhimento e inserção de crianças negras africanas entre 0 e 5 anos de idade, por professoras da rede de educação infantil da cidade de São Paulo. Afim, de responder o objetivo desta pesquisa foi realizado entrevistas com docentes da educação infantil, da rede direta e indireta, de modo a procurar compreender como esses atores e atrizes percebem o acolhimento/inserção das crianças negras africanas migrantes. As análises foram realizadas com base nos referenciais teóricos da sociologia da infância, dos estudos a respeito das migrações e das relações raciais. O trabalho visa ampliar o campo dos estudos acerca da infância e migrações, bem como dos estudos a respeito do processo de racialização das crianças menores de sete anos migrantes africanas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

flavio santiago, Universidade de São Paulo/ UNESCO - Brasil

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Educação na linha Ciências Sociais e Educação (2019) pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Università degli Studi di Milano Bicocca, Itália - com bolsa FAPESP , mestrado em educação na linha Ciências Sociais também pela UNICAMP - com bolsa CAPES, especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIMAIS (2021), pedagogo pela Universidade Federal de São Carlos UFSCAR (2011), licenciado em Geografia pela Faculdade Única (2021). Atualmente é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/ USP) e pesquisador junto à UNESCO

Références

Achebe, Chinua. A educação de uma criança sob o protetorado britânico. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Alexandre, Ivone J.; Abramowicz, Anete. Relações raciais: o olhar dos professores sobre as crianças migrantes haitianas nas escolas de Sinop no Mato Grosso. Crítica Educativa, 5(1), 31–44. 2019. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/433. Acesso em: 23/05/2022.

AliettI, Alfredo & Padovan, Dario. Sociologia del razzismo. Roma: Caocci Editore, 2000.

Almeida, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2019.

Appiah, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

Bano, Issaka Mainassara. Por uma construção cultural: crianças e adolescentes refugiados africanos em São Paulo. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2019.

Bastide, Roger; Fernandes, Florestan. Brancos e negros em São Paulo: ensaio sociológico sobre aspectos da formação, manifestações atuais do preconceito de cor na sociedade paulistana. 4. ed. São Paulo: Global, 2008.

Bolognesi, Ivana; Di Rienzo, Adriana; Pileri, Anna. Il bambini. In: Bolognesi, Ivana; Di Rienzo, Adriana; Lorenzini, Stefania; Pileri, Anna. Di Cultura in culture: esperienze e percorsi intercultural nei nido d’infanzia. Milano: FrancoAngelo, 2006. p. 100-146.

Brasil. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n. 20/2009, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. CNE/CEB.2009. Disponível em: http://epsinfo.com.br/DCNEI_Rev.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2022

Curcio, Anna; Mellino, Miguel. Rileggere il razzismo, ripensare l’antirazzismo in Itália. In: Curcio, Anna; Mellino, Miguel (org.). La Razza al Lavoro. Roma: Manifesto libri, 2012. p. 07- 36.

Da Matta, Roberto. “O Ofício do Etnólogo ou como ter ‘Anthropological Blues’”. In: Nunes, Edson de Oliveira (org.). In: A aventura sociológica: Objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, pp. 23-35.

Demartini, Z. B. F. Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa. Pro-Posições, 15(3), 215-228, 2004.

Dias, Guilherme Soares. No centro de São Paulo surge uma pequena África. Carta Capital, 25 jan. 2019. Online. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/guia-negro/no-centro-de-sao-paulo-surge-uma-pequena-africa/. Acesso em: 07 maio 2022.

Elhajji, Mohammed. Migrantes, uma minoria transacional em busca de cidadania universal. Interin (UTP), v. 22, p. 203, 2017.

Essomba, Miquel Àngel. Dossiê Migrações Internacionais e Infâncias. La voz de la infancia de familia inmigrada: identidad y participación en contextos de supervivencia. Zero-a-seis ‒ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, ano 2021, v. 23, n. 43, p. 759-781, jan/jun. 2021. ISSN 1980-4512.

Farah, Paulo D. Combates à xenofobia, ao racismo e à intolerância. Revista USP, n. 114, p. 11-30, 16 set. 2017.

Faustino, Deivison Mendes; oliveira, Leila Maria de. Xeno-racismo ou xenofobia racializada? Problematizando a hospitalidade seletiva aos estrangeiros no Brasil. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 29, n. 63, 2021.

Fonseca, Dagoberto J. A história, o africano e o afro-brasileiro. Cadernos de Formação - Pedagogia Cidadã, UNESP-PROGRAD, v. 1, n. 1, p. 57-68, 2004.

Fonseca, Dagoberto J. De migração em migração se constrói impérios, reinos e cidades: o africano no contexto da globalização. In: Fonseca, Dagoberto José; Malomalo, Bas’IlelE; Badi, Mbuyi Kabunda (org.). Diáspora africana e migração na era da globalização: experiências de refúgio, estudo, trabalho. Curitiba: CRV, 2015. p. 17-34. v. 1.

Foucault, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Freitas, Marcos Cezar de; Silva, Ana Paula. Crianças bolivianas na educação infantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 680-702, jul./set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143246.

Grappi, Giorgio. Luogo la linea del lavoro: migranti e razzismo instituzionale. In: Curcio, Anna; Mellino, Miguel (org.). La razza al lavoro. Roma: Manifestolibri, 2012. p. 47-62.

Gusmão, Neusa Maria Mendes de. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 46-78, jul. 1999.

Gusmão, Neusa Maria Mendes de. A Noção de Cultura e seus desafios. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~etnomat/site-antigo/anais/NeusaMariaMendesdeGusmao.html. Acesso em: 13 set. 2021.

Haddad, Naief. Africanos contam vida em São Paulo, onde ampliam mosaico da imigração. Folha de São Paulo, São Paulo, 8 set. 2019. Online. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/09/africanos-contam-vida-em-sao-paulo-onde-ampliam-mosaico-da-imigracao.shtml. Acesso em: 7 maio 2022.

Kilomba, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019.

Lorenzini, Stefania. La cura: le attività e lo stile educativo. In: Bolognesi, Ivana; Di Rienzo, Adriana; Lorenzini, Stefania; Pileri, Anna. Di Cultura in culture: esperienze e percorsi intercultural nei nido d’infanzia. Milano: FrancoAngelo, 2006. p. 100-146.

Ludke, Menga; André, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

Mattos, Alice Lopes. Racismo e xenofobia no Brasil: análise dos intrumentos jurídicos de proteção ao imigrante negro. 2016. Monografia (Graduação em Direito) ‒ Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

Mbembe, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.

Mbembe, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2017.

Mbembe, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018.

Mellino, Miguel. La critica postcoloniale: descolonizzazione, capitalismo e cosmopolitismo nei postcolonial studies. Roma: Meltemi, 2017.

Oliveira, Roberto Cardoso de. “Olhar, ouvir, escrever”. In: O trabalho do antropólogo. São Paulo: Editora Unesp, 1998.

Pavez-Soto, Iskra.; Ortiz-López, Juan Eduardo; Sepolveda, Natalia; Jara, Priscilla; Olguín, Constanza. Racialización de la niñez migrante haitiana en escuelas de Chile. Revista Interciencia, Santiago, Chile, v. 44, n. 7, p. 414-420, jul. 2019.

Poletti, Fulvio. L’educazione interculturale. San Giustino: La nuova Italia, 1992.

Russo, Kelly; Mendes, Leila; borri-Anadon, Corina. Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes. Cadernos de Pesquisa, v. 50, n. 175, pp. 256-272, jan./mar. 2020. ISSN 1980-5314. Online. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146943. Acesso em: 1 maio 2022.

Santiago, Flávio. Eu quero ser o Sol: crianças pequenininhas, culturas infantis, creche e intersecção. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

Santiago, Flavio; Faria, Ana Lúcia Goulart de. Feminismo negro e pensamento interseccional: contribuições para as pesquisas das culturas infantis. Educação & Sociedade [online]. 2021, v. 42 [Acessado 21 julho 2022], e239933. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES.239933>. Epub 05 Mar 2021.

Sato, Miki Takao. Vida cultural, econômica e cotidiano de mulheres africanas em São Paulo: contribuições para a terapia ocupacional. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) ‒ Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

Silva, Ana Paula. ¡No hablamos español! Crianças bolivianas na educação infantil paulistana. Saarbrucken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016. E-book.

Staccioli, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Campinas: Autores Associados, 2013.

Vargem, Alex André; Malomalo, Bas’llele. A imigração Africana contemporânea para o Brasil: entre a violência e o desrespeito aos direitos humanos. In: Malomalo, Bas’llele; Fonseca, Dagoberto José; Badi, Mbuyi Kabunda. Diáspora Africana e migração na era da globalização: experiências de refúgio, estudo, trabalho. Curitiba: Editora CRV, 2015. p. 107-128.

Zeleza, Paul Tiyambe. Diásporas Africanas: Para uma História Global. Contemporânea, São Carlos ‒ Ufscar, v. 10, n. 3, pp. 903-925, set. 2020. Disponível em: https://orcid.org/0000-0002-0737-1862 Acesso em: 2 maio 2020.

Téléchargements

Publiée

2022-08-29

Comment citer

SANTIAGO, Flavio. crianças migrantes dos países africanos na educação infantil paulistana: entre o acolhimento e a exclusão. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–25, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.66911. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/66911. Acesso em: 2 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

estudos da infância: movimentos, limiares e fronteir