encontrar escola: o tempo livre como criação de outro modo de habitar a instituição

Auteurs

  • fabiana fernandes ribeiro martins UERJ, CP2

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26765

Mots-clés :

Instituição, tempo livre, conhecimento, igualdade

Résumé

No presente artigo visamos a colocar em questão a instituição escolar e a problematizar as recentes críticas que apontam para a ineficácia dessa instituição na atual conjuntura sociopolítica. Como instituição moderna, que foi criada tendo como função principal a formação de sujeitos para a ordem social, a escola institucionalizada se vê cindida por definições que lhe são exteriores: seus currículos e suas avaliações, seus discursos e suas práticas são definidas, de antemão, pela sociedade na qual se insere. A estreita vinculação entre escolarização e socialização estabelece, no espaço escolar, uma condição de desigualdade entre aqueles que ensinam e aqueles que aprendem. Essa desigualdade se sustenta, sobretudo, na supervalorização do conhecimento, o qual, entendido como verdadeiro, seria o instrumento que viabilizaria, findado o processo escolar, a igualdade dos escolares no meio social. Face à atual conjuntura do capitalismo financeiro, assiste-se o surgimento da linguagem do aprender (BIESTA 2013a, 2013b, 2013c), paralelamente ao aumento de críticas que apontam para a ineficácia e ineficiência da escola. Nesse movimento, contudo, a escola –seu espaço, seu tempo e sua função - não é colocada em questão. A pergunta que norteia o presente artigo é, portanto, “o que faz da escola uma escola?”. Partimos da experiência de pesquisa do curso “Sobre a escola (pública) e o ato educativo ou sobre a experiência de pesquisa como verificação da igualdade. Encontrar uma escola em/para o Rio de Janeiro: andar e falar como práticas de pesquisa educativa”, realizado em 2012 no Rio de Janeiro, para trabalhar a concepção de escola como tempo livre, em referência à etimologia da palavra grega skholé. Por fim, visamos a colocar em questão a supremacia do saber da instituição e a pensar a igualdade como condição de encontrar escola.

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Publiée

2017-04-06

Comment citer

MARTINS, Fabiana fernandes ribeiro. encontrar escola: o tempo livre como criação de outro modo de habitar a instituição. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 213–233, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26765. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26765. Acesso em: 3 mai. 2025.

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