anarquismo e descolonização: possibilidades para pensar a infância e sua educação
DOI :
https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26731Mots-clés :
Pós-Colonialismo, Anarquismo, Estudos da InfânciaRésumé
Este artigo realiza uma breve revisão acerca das contribuições do Anarquismo e do Pós-Colonialismo para a perspectiva de constituir possibilidades de descolonização da Infância. O objetivo de socializar esta reflexão, parte integrante das investigações teóricas para a dissertação de Mestrado em Educação (Linha de Pesquisas – Estudos da Infância), é construir outros olhares acerca do que entendemos por posições anarquistas e pós-colonialistas frente à concepção de infância e educação das crianças pequenas. É um estudo exploratório com base na revisão bibliográfica dos dois campos de estudos: anarquismo e decolonialismo/pós-colonialismo. É pertinente, também, salientar que esta pesquisa é marginal. Marginal porque não está centrada nos discursos do eixo principal dos Estudos da Infância: não é um discurso de cunho pedagógico, não é um discurso da Psicologia, tampouco da Pediatria. Estamos tratando da Infância sob a ótica dos Movimentos Sociais, em especial, das discussões elaboradas pelo movimento Anarquista e da Desescolarização, esperando contribuir para os debates epistemológicos no seio das reflexões acerca dos elementos que constituem a construção da Educação enquanto Ciência Social, com compromisso político e efetivamente revolucionário. Para finalizar, esta investigação e seus catalisadores não têm como objetivo a busca de uma verdade cristalizada: o objetivo é a desconstrução das nossas próprias amarras enquanto cientistas, investigadores, professores, educadores e pensadores/as.