investigação filosófica com crianças indígenas: uma tentativa de integrar formas de saber indígenas na filosofia com/para crianças

Autores

  • peter paul ejera elicor The Graduate School, University of Santo Tomas, Espana Boulevard, 1015 Manila, Philippines Ateneo de Davao University, Davao City, Philippines https://orcid.org/0000-0002-6427-0582

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42659

Palavras-chave:

formas de saber indígenas, filosofia indígena, epistemologia da apresentação, filosofia para/com crianças

Resumo

Neste artigo, proponho integrar formas de conhecimento indígenas na teoria e prática de Filosofia para/com Crianças. Defendo que é possível tratar formas de conhecimento indígenas não só como tópicos em diálogos filosóficos com as crianças, mas como pressupostos da atividade filosófica em uma Comunidade de Investigação. Tal integração é importante por ao menos três (3) razões: Primeira, de que reconhecer os modos indígenas de pensar e suas visões de mundo nos informam sobre outras formas não-dominantes de conhecimento, métodos de produção do conhecimento e critérios determinantes do que é conhecimento. Segunda, que a dominância dos padrões ocidentais de produção e determinação do conhecimento, especialmente em sociedades não-ocidentais, precisa ser reduzida, balanceada e esclarecida pelos saberes e experiências locais. E terceira, que os modos de conhecimento e saber indígenas reforçam uma Filosofia com/para Crianças culturalmente responsável, que responde aos desafios de turmas multiculturais e com diversidade étnica. Há duas (2) possíveis interseções em que esta integração pode realizar-se, a saber: a) Epistemologia, onde afirmo que a integração de uma “epistemologia da apresentação”, imanente em padrões de pensamento indígena, fornece um contrapeso à aderência de Lipman a uma epistemologia analítico-representativa; e b) Pedagogia, que ganha corpo em uma Comunidade de Investigação “indigenizada” que destaca os valores de interconexão, de localização e de relacionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

peter paul ejera elicor, The Graduate School, University of Santo Tomas, Espana Boulevard, 1015 Manila, Philippines Ateneo de Davao University, Davao City, Philippines

I am assistant professor in Philosophy at the Ateneo de Davao University, Davao City, Philippines. Also, I am currently a graduate student at the University of Santo Tomas, Manila, Philippines.

Referências

Doyo, Ma. Ceres. "Here’s to the Kalinga Brave!" in Philippine Daily Inquirer @inquirerdotnet, April 23, 2015, https://opinion.inquirer.net/84364/heres-to-the-kalinga-brave

Grenier, Louise. Working with Indigenous Knowledge: A Guide For Researchers, Ottawa: International Development Research Centre, 1998.

Hill, Gus and Alicia Wilkinson, “INDIGEGOGY: A Transformative Indigenous Educational Process”, in Canadian Social Work Review / Revue canadienne de service social, Vol. 31, No. 2 (2014), pp. 175-193.

Kohan, Walter Omar & David Knowles Kennedy, "On the Risks of Approaching a Philosophical Movement Outside of Philosophy" in Childhood and Philosophy, v.13, n.28, 2017, 493-503, doi: 10.12957/childphilo.2017.29954.

Lipman, Matthew, Ann Margaret Sharp, and Frederick Oscanyan, Philosophy in the Classroom, 2nd ed. Philadelphia: Temple University Press, 1980.

Lipman, Matthew. Thinking in Education 2nd ed. New York: Cambridge University Press, 2003.

Makaiau, Amber Strong. "Philosophy for Children Hawai’i: A Culturally Responsive Pedagogy for Social Justice Education" in Inclusion, Diversity, and Intercultural Dialogue in Young People’s Philosophical Inquiry, eds.

Ching- Ching Lin Touro, and Lavina Sequeira, Rotterdam, Sense Publishers, 2017.

Martin, Brian. “Methodology is Content: Indigenous Approaches to Research and Knowledge”, in Educational Philosophy and Theory, 2017, DOI: 10.1080/00131857.2017.1298034.

Odierna, Rebecca. “Philosophy for Children Kenyan Style”, in Educational Perspectives, Volume 44, Numbers 1 and 2.

Raymond Pierotti, Indigenous Knowledge, Ecology, and Evolutionary Biology. New York: Taylor & Francis, 2011.

Reed-Sandoval, Amy. “The Oaxaca Philosophy for Children Initiative as Place-Based Philosophy: Why Context Matters in Philosophy for Children,” in APA Newsletter Hispanic/Latino Issues In Philosophy, Vol. 14, No. 1, 2014.

Sam, Michele A. & Ktunaxa, “An Indigenous Knowledges Perspective on Valid Meaning Making: A Commentary on Research with the EDI and Aboriginal Communities” in Social Indicators Research, Vol. 103, No. 2, Validation Theory And Research For A Population-Level Measure Of Children's Development, Wellbeing, And School Readiness (September 2011), pp. 315-325.

Semali, Ladislaus M. & Joe L.Kincheloe, “What is Indigenous Knowledge and Why Should We Study It?”, in What Is Indigenous Knowledge? Voices From The Academy, eds. Ladislaus M.Semali & Joe L.Kincheloe, New York: Falmer Press, 1999.

Styres, Sandra D. “Land as First Teacher: A Philosophical Journeying”, in Reflective Practice, 12:6, 717-731, (2011), DOI: 10.1080/14623943.2011.601083.

van der Velden, Miguel. "Indigenous Philosophies" in Philosophy Now, Issue 127, August/September, 2018, https://philosophynow.org/issues/127/Indigenous_Philosophies

Wang, Jessica Ching-Sze. “From Learning Outcomes to Educational Possibilities – What happens when Philosophical Community ‘Works Wonders’ with University Students in Taiwan,” in Analytic Teaching and Philosophical Praxis, Vol. 36, 2015-2016.

Whitt, Laurelyn. Science, Colonialism, and Indigenous Peoples: The Cultural Politics Of Law And Knowledge, New York: Cambridge University Press, 2009.

http://www.un.org/en/events/indigenousday/

www.my.icpic.org

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

ELICOR, Peter paul ejera. investigação filosófica com crianças indígenas: uma tentativa de integrar formas de saber indígenas na filosofia com/para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 15, p. 01–22, 2019. DOI: 10.12957/childphilo.2019.42659. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/42659. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossiê: investigação filosófica com crianças: novas vozes