PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS EM DISCURSOS DE PESQUISADORES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Conteúdo do artigo principal

jakelyne Santos Apolônio
José Cezinaldo Rocha Bessa

Resumo

O livro didático de português constitui, historicamente, importante recurso didático-pedagógico, ocupando um lugar expressivo ou até central no espaço escolar brasileiro. Em que pesem os avanços na qualidade do livro didático de português, esse importante material de ensino continua suscetível a constantes apreciações, queixas e questionamentos de diversos atores da cena da educação e da pesquisa científica sobre o ensino de línguas no país. No sentido de ampliar e aprofundar o nosso entendimento sobre o ensino de língua portuguesa a partir do olhar daqueles que se dedicam, ao longo dos anos, ao estudo do livro didático de português (LDP), acompanhando suas transformações e evoluções, propomo-nos, no presente estudo, analisar discursos (re)produzidos por pesquisadores brasileiros que investigam a coleção “Português: linguagens” quanto ao tratamento dado ao ensino de língua materna. Mais especificamente, nos propomos a verificar, nas pesquisas científicas selecionadas, as modificações e permanências nos discursos produzidos pelos pesquisadores sobre o livro didático “Português: linguagens” e ensino de língua materna, considerando a dimensão temporal de tais produções. O trabalho analítico empreendido se fundamenta em pressupostos teóricos dos estudos dialógicos da linguagem e em trabalhos de pesquisadores que discutem ensino de língua portuguesa e o livro didático. A análise qualitativa e interpretativa dos 10 artigos científicos que constituem o corpus do estudo aponta que os discursos de crítica em relação ao livro didático e ao ensino de português são recorrentes, de modo que as refrações depreciativas indicam estagnação e/ou permanência em atividades e abordagens do livro didático e do ensino de português, relevando que esses não têm avançado, ao longo do tempo, tanto quanto se esperava.

Detalhes do artigo

Como Citar
Apolônio, jakelyne S., & Bessa, J. C. R. (2023). PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS EM DISCURSOS DE PESQUISADORES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.71461
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Biografia do Autor

jakelyne Santos Apolônio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2022. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED)

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2016. Professor do Departamento de Línguas Estrangeiras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Avançado de Pau dos Ferros. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED) e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET).