LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Hércules Tolêdo Corrêa
Daniela de Carvalho Pena Gonçalves

Resumo

O presente estudo visa refletir sobre elementos textuais e gráficos presentes em três livros de literatura infantil premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança, no ano de 2018 (produção 2017). Pretende-se, como foco principal, analisar a apropriação estética dessas obras literárias por um grupo de crianças inseridas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. O aporte teórico pauta-se nos estudos da imagem em livros infantis (Hunt, 2010; van der Linden, 2011 e Ramos, 2013) e do letramento literário (Cosson e Paulino, 2009; Corrêa, 2016 e Cosson, 2017), dentre outros. Para o trabalho de campo, utilizamos como base a dinâmica do Círculo de Leitura (COSSON, 2017) com vistas a observar e dialogar com os sujeitos sobre a produção de sentidos em práticas de leitura mediada. As análises dos dados evidenciaram a relevância da articulação criativa e eficiente entre as linguagens escrita e visual, que ampliam as possibilidades de leitura e fomentam o interesse do leitor. A investigação também revela que as crianças foram desafiadas, transitaram pelas camadas de signos dispostas nas páginas, compartilharam sentidos, estabeleceram estratégias de leitura frente ao texto e apresentaram em suas falas detalhes relevantes que se abrem para outras possibilidades de leitura da produção para elas destinadas.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Corrêa, H. T., & Gonçalves, D. de C. P. (2020). LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR. Caderno Seminal, 35(35). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.48171
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teorias, metodologias e experiências didáticas e formativas
Biografia do Autor

Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Ouro Preto

Daniela de Carvalho Pena Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela UFOP (2019)