JOHN MILTON E JACQUES DERRIDA SOBRE O SIGNO DA CEGUEIRA

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Luiz Fernando Ferreira SÁ
Miriam Piedade MANSUR

Resumo

As metáforas visuais do poema de John Milton, Paradise Lost,são analisadas e lidas através da perspectiva pós-estruturalista dofilósofo Jacques Derrida em relação à visão/cegueira. Derrida propõeem Memoirs of the Blind (1993) dois tipos de cegueira: a sacrificial ea transcendental. Essas cegueiras servem de ponto de partida para aleitura do poema épico de Milton. Levando-se em consideração asduas cegueiras propostas por Derrida, o objetivo desse ensaio é sugerirque o exercício da visão se submete a um processo de interiorizaçãocompatível com uma “descida para o caminho da sabedoria”como que encontrado no poema épico. Nessa operação, ocorre ocancelamento do olho físico e a inserção de um “eu que olha”(eu/olho) numa “escuridão visível”. Esse oxímoro, que une JohnMilton a Jacques Derrida, propõe o estabelecimento do olho interior(uma metonímia do “paraíso interior”) para todos os mo(vi)mentosde leitura e interpretação de textos no mundo.

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Como Citar
SÁ, L. F. F., & MANSUR, M. P. (2014). JOHN MILTON E JACQUES DERRIDA SOBRE O SIGNO DA CEGUEIRA. Caderno Seminal, 10(10). https://doi.org/10.12957/cadsem.2008.12689
Seção
Tema Livre