ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS ARGUMENTATIVAS PROTOTÍPICAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
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Abstract
Este artigo apresenta uma análise das sequências textuais prototípicas dos gêneros argumentativos produzidos pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Língua Portuguesa. Verifica-se como as sequências argumentativas prototípicas estão organizadas nos textos dos alunos que estão concluindo a educação básica. Para tanto, o estudo fundamenta-se nos apontamentos teóricos de Bakhtin (2010 [1992]), Adam (2005, 2008), Bezerra (2009), Marcuschi (2002, 2008), Rojo (2005), Motta-Roth (MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2005), Bonini (2005), Brait (2000), Rodrigues (2005), PCN (BRASIL, 2000) e PCN+ (BRASIL, 2002). Em uma investigação mais ampla, em curso, propõe-se analisar os gêneros textuais e descrever as sequências textuais argumentativas prototípicas, com o intuito de preencher lacunas existentes, sobretudo no estudo dos gêneros textuais argumentativos, e apontar caminhos teórico-metodológicos para o ensino de produção textual.
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