Traçando paralelos: VKHUTEMAS e o design no Brasil

Autor/innen

  • Isabela Mosquini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jessica Maria Tomé Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rochelle Cristina dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thabata Janine Buse Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68046

Schlagworte:

Design no Brasil, Vkhutemas, Ensino de Design

Abstract

O presente estudo busca explorar o teor do ensino em design, apontando diferenças e semelhanças entre a educação de design no Brasil e a escola russa de design VKHUTEMAS (Ateliês Superiores Técnico-Artísticos Estatais da Rússia). O objetivo é promover uma reflexão sobre o caráter do ensino, considerando suas finalidades, interesses e a quais propósitos o design tem servido à sociedade. Os relatos aqui trazidos buscam auxiliar como embasamento histórico e pedagógico para a discussão e reflexão do ensino do design, identificando seus objetivos frente a diferentes contextos.

Autor/innen-Biografie

Thabata Janine Buse Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente faz parte do Grupo de Estudos Críticos em Design e Sociedade (GECDS) — UFSC.

Veröffentlicht

2022-09-20

Zitationsvorschlag

Mosquini, I., Tomé, J. M., dos Santos, R. C., & Buse Pinheiro, T. J. (2022). Traçando paralelos: VKHUTEMAS e o design no Brasil. Arcos Design, 15(2), 138–154. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68046