“Deixa eu te mostrar o que estou falando”

uma investigação sobre a relação entre desenho e diálogo durante a produção de RGS (Representações Gráficas de Síntese)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.88389

Palavras-chave:

Representação Gráfica de Síntese, Desenho colaborativo, Diálogo

Resumo

Representação Gráfica de Síntese é uma modalidade de desenho colaborativo em que estudantes discutem e desenham conteúdos teóricos. Neste estudo, temos como objetivo compreender com se dá a relação entre desenho e diálogo durante esse processo. Para tanto, nossa coleta de dados envolveu relatos de processo produzidos pelos próprios estudantes e observação participante para verificar os diferentes tipos de relação desenho-diálogo in loco. Como resultados, identificamos 4 modalidades que se interconectam de diversas maneiras: diálogo para o desenho, diálogo com apoio do desenho, diálogo pelo desenho e diálogo sobre o desenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AINSWORTH, S. E.; SCHEITER, K. Learning by Drawing Visual Representations: potential, purposes, and practical implications. Current Directions In Psychological Science, Bloomington, USA, v. 30, n. 1, 2021. p. 91-67.

ANDIANA, S.; FAUZIAH, P. Y. Collaborative Drawing: upgrading creativity for early childhood. In Advances in Social Science, Education and Humanities Research, Atlantis Press, vol 296, 2019.

CROWTHER, P. Drawing Dialogues: Participatory Design Education.

IDEA Journal, 2007. p. 3-15.

DOBLER, J. Drawing together: collaborative design practices in experimental physics. Design + Power, no 7, 2017. p. 01-05.

ELLIS, C. A.; GIBBS, S. J.; REIN, G. L. Groupware: some issues and experiences. Communications of the ACM, 34(1), p. 38-58.

FUKS, H. et al. Teorias e modelos de colaboração. In: FUKS, H.; PIMENTEL, M. Sistemas Colaborativos. São Paulo: Elsevier, 2011.

HANSEN, M. T. Colaboração: o segredo dos grandes líderes para evitar armadilhas, promover a união e conseguir excelentes resultados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KIND, S. Collective improvisations: The emergence of the early childhood studio as an event-full place. In C. Thompson and C. Schulte (Eds.), Communities of practice: Art, play, and aesthetics in early childhood New York, NY: Springer Publishing, 2018. p. 5-21.

KIND, S.; LEE, C. Moon bear and the night butterfly: Exploring the pathways of children’s drawing-stories. In M. Binder and S. Kind (Eds.). Drawing as Language: Celebrating the Work of Bob Steele. Rotterdam, the Netherlands: Sense Publishers, 2017. p. 101-116.

KING A. Scripting Collaborative Learning Processes: A Cognitive Perspective. In: FISCHER, F. et al. (eds) Scripting Computer-Supported Collaborative Learning. Computer-Supported Collaborative Learning, v. 6. Boston, MA: Springer. 2007.

MAYORDOMO, R. M.; ONRUBIA, J. Work coordination and collaborative knowledge construction in a small group collaborative virtual task. Internet and Higher Education, v. 25, p. 96–104, 2015.

PACINI-KETCHABAW, V.; KIND, S.; KOCHER, L. L. Encounters with materials in early childhood education. New York, NY: Routledge, 2017.

PADOVANI, S.; BUENO, J.; PACHECO, W. Compreendendo o processo colaborativo de produção de representações gráficas de Síntese (RGS): uma abordagem de coleta de dados mediada. Revista Educação Gráfica, no 02, vol, 22, 2018. p. 182-201.

QUILLIN, K; THOMAS, S. Drawing-to-Learn: a Framework for Using Drawings to Promote Model-Based Reasoning in Biology. CBE Life Sciences Education, v. 14, n. 1, 2015, p. 1–16.

ROGERS, A. Drawing conversations: drawing as a dialogical activity. In TRACEY: Contemporary Drawing Research - What is Drawing For?, 2007.

SHIMOMURA, Y. Children’s drawing as a language and a way of knowing: artistic conversations with young children for a learning journey. Journal of Childhoods and Pedagogies, vol 01, no 03, 2018.

VIVACQUA, A. S.; GARCIA; A. C. B. Ontologia de colaboração In: FUKS, H.; PIMENTEL, M. Sistemas Colaborativos. São Paulo: Elsevier, 2011.

Downloads

Publicado

10-07-2025

Como Citar

PADOVANI, Stephania; BERTOSO, Luciana; GRIMM, Gabrielle. “Deixa eu te mostrar o que estou falando”: uma investigação sobre a relação entre desenho e diálogo durante a produção de RGS (Representações Gráficas de Síntese). Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/arcosdesign.2025.88389. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/88389. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo