Estar-junto na sala de aula: inter-relações e reflexões para o ensino da arte

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.11693

Palavras-chave:

Artes Visuais, Ética, Inter-relação, Respeito

Resumo

Doi: 10.12957/riae.2015.11693

Com o objetivo de discutir a importância da Arte na Escola como espaço propício ao desenvolvimento das inter-relações e do respeito às diferenças, este artigo apresenta reflexões teóricas desenvolvidas a partir de uma pesquisa-ação realizada pela autora, na condição de professora e pesquisadora, em uma escola pública do RS. Através do estabelecimento de relações com os outros e consigo mesmos, alunos e professores podem construir conexões com o saber: saber de si, saber dos outros, saber das coisas e do mundo, colocando-se no lugar do outro e reconstruindo o espaço escolar. A interlocução entre educador e educando através das atividades artísticas possibilita processos de comunicação, socialização e respeito às diferenças, assegurando uma prática pedagógica ética.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPel), RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPQ “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais”. E-mail: maristaniz@hotmail.com

Referências

AMORIM, Verussi Melo de; CASTANHO, Maria Eugênia. Da dimensão estética da aula ou do lugar da beleza na educação. In: VEIGA, Ilma (org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008, p. 95-111.

ASSMANN, Hugo. Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis: Vozes, 2004.

ASSMANN, Hugo; MO SUNG, Jung. Competência e Sensibilidade Solidária: educar para a esperança. Petrópolis: Vozes, 2000.

BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 27., 2006. Disponível em: http://bienalpaulo.globo.com/artes/noticias_eventos.asp?|DNoticias=105

Acesso em: 02 nov. 2010.

BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CUNHA, Susana Vieira da (org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Transformações possíveis em sala de aula. Arte na escola, São Paulo, n. 40, p.8, dez. 2005.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados; [Uberlândia, MG]: Universidade de Uberlândia, 1981.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. A montanha e o videogame: Escritos sobre educação. Campinas: Papirus, 2010.

FREIRE, Cristina. [comentários]. In: BIENAL DE ARTE DE SÃO PAULO, 27., 2006. Disponível em: <http://bienalsaopaulo.globo.com/artes/noticias/noticias_evento.asp?IDNoticia=88>

Acesso em: 02 mar. 2009.

FREIRE, Madalena. A aventura de ensinar, criar e educar. In: CUNHA, Susana Vieira da (org.). Arte-Educação e a construção do cotidiano. Porto Alegre: Oficina de Arte Sapato Florido/Universidade da Região da Campanha/FAPERGS, 1995.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 9.ed. São Paulo: Olho D’Água, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 30.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Simiente de primavera: protagonismo de la niiñez y juventud. Guatemala: Editorial Nojib’sa, 2001.

KASTRUP, Virgínia. Ensinar e aprender: falando de tubos, potes e redes. Arte na escola, São Paulo, n.40, p.6-7, dez. 2005.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. N. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

LOWEN, Alexander. Prazer: uma abordagem criativa da vida. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.

MAFFESOLI, Michel. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ: Atlântica, 2004.

MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

MEIRA, Marly Ribeiro. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino das Artes. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MEIRA, Mirela Ribeiro; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Formação estética, Cultura Visual, Letramento Sensível na formação docente. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO - Currículo, Formação Docente, Inclusão Social, Multiculturalidade e Ambiente. [Anais do...] Torres/RS, 2010, 15p.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o Espírito. In: Textos selecionados. São Paulo: Nova Cultural, 1989. Coleção Os Pensadores.

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. As xícaras amarelas: imaginários e memória de uma rede de pesquisa. In: PERES, Lúcia Maria Vaz (org.). Imaginário: O “entre-saberes” do arcaico e do cotidiano. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária/UFPEL, 2004. p.91-101.

PENTEADO, Heloisa Dupas. A mídia humana e outras mídias. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12., 2004, Curitiba. [Anais do...] Curitiba, 2004. 15p.

PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002. p.71-82.

PORTO, Tania Maria Esperon. A comunicação na escola e a formação do professor em ação. In: PORTO, Tania Maria Esperon (org.). Redes em construção: meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara: JM, 2003. p.79-110.

RESTREPO, Luis Carlos. O direito à ternura. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Inter-relações na sala de aula: criando espaços de aprendizagem. In: XIV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. [Anais do...] Porto Alegre, 2008. p. 1-5.

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. A Formação do Arte/Educador, a Criança e a Experiência - repercussões vivenciais possíveis. In: SILVA, Ursula Rosa da; MEIRA, Mirela Ribeiro (orgs.). Ensino de Arte e (Des)territórios Pedagógicos. Pelotas, RS: Editora e Gráfica Universitária, 2010, p. 37-45.

Downloads

Publicado

18-03-2015

Como Citar

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Estar-junto na sala de aula: inter-relações e reflexões para o ensino da arte. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 80–92, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.11693. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/11693. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático