Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita; não pode estar em processo de avaliação por outra revista, do contrário, justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.

  • O texto segue rigorosamente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores. Acesse template disponível aqui.

  • Quando necessárias, as URLs ativas para as referências foram informadas.

  • O texto segue às normas da língua portuguesa e da ABNT.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • Todos os autores listados no artigo foram incluídos na submissão, com todos seus dados completos, incluindo: nome completo, ORCID iD, link para o CV Lattes (no caso de brasileiros) ou para páginas institucionais de perfil do corpo docente (no caso de estrangeiros), Instituição e País.

Diretrizes para Autores

 ORIENTAÇÕES QUANTO A SUBMISSÃO

Antes da Submissão os autores devem atentar para as seguintes diretrizes:

1.1    a Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE recebe artigos inéditos, relacionados às múltiplas “artes de educar”. Suas publicações são resultantes de pesquisas, de estudos teóricos, de discussões e de reflexões acerca das práticas educativas; organizadas em seções sob as formas de dossiê temático, de artigos de fluxo contínuo, de resenhas e de relatos de experiência (Ver 3.7). A revista não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos;

1.2    os textos enviados devem ser originais e inéditos, isto é, não  publicados em anais de eventos ou em meios impressos e eletrônicos, tampouco, estar em processo de avalição por outra revista;

1.3    ao submeter um texto (artigos, resenhas e relatos de experiência) para a forma “dossiê temático”, o(s) autor(es) devem indicar para qual dossiê está sendo enviado. Neste sentido, o trabalho deve dialogar com o campo de pertinência do tema proposto, caso contrário, será considerado, automaticamente, como fluxo contínuo;

1.4    artigos de fluxo contínuo, de resenhas e de relatos de experiências podem ser submetidos a qualquer momento, desde que apresentem relevância e contribuam para o debate com as questões educativas, tanto do campo da educação como das outras áreas que apresentem relevância na discussão das questões educacionais;

1.5    os trabalhos encaminhados para a RIAE terão confirmação de recebimento por e-mail em até 30 dias contados da data de submissão;

1.6    a revista publicará um trabalho por ano, tanto para autor como para coautor, considerando o interstício de doze meses a contar da publicação do último texto aceito;

1.7    os originais devem ser submetidos pelo site da revista (PASSO A PASSO e SUBMISSÕES ONLINE) e os artigos não devem trazer, no corpo do texto, nenhum dado de identificação do(s) autor(es) eles devem ser digitados no campo apropriado da submissão, incluindo nome completo do(s) autor(es), titulação, cargo ou função, atividade principal exercida, vinculação institucional (se houver), endereço completo para correspondência (incluindo cidade, estado e país) e e-mail;

1.8    as contribuições encaminhadas serão submetidas à análise do Conselho Editorial e/ou de dois pareceristas ad hoc, levando em consideração a política editorial da revista expressa nos seguintes critérios: relevância da abordagem para o campo da educação, originalidade no tratamento do tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação do problema, atualidade e qualidade do texto;

1.9    serão aceitas submissões com até  quatro (4) autores;

1.10  no caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, será necessário indicar o nome e a titulação do professor-orientador;

1.11  caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deve ser mencionada.

Todos os textos publicados possuem Digital Object Identifier (DOI).


2      DIMENSÃO ÉTICA DA PESQUISA

A Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE), periódico que fomenta a produção científica e a sua circulação adverte o(s) autor(es) a respeito do caráter ético da pesquisa. Enquanto veículo de difusão do conhecimento, a RIAE repudia práticas antiéticas, requerendo, portanto, originalidade e autenticidade dos trabalhos enviados para submissão.

2.1    Visando a autenticidade dos trabalhos enviados, a RIAE ressalta: nos casos em que haja informações de outros autores, elas precisam estar devidamente referenciadas.

2.2    Alerta para que nas referências bibliográficas (Ver 3.12), sejam colocadas somente aquelas referências citadas ao longo do texto. Alerta! Nas referências bibliográficas (Ver 3.12), incluir somente aquelas citadas ao longo texto.   

2.3    Caso a revista identifique alguma informação que resulte em dúvidas quanto à sua eticidade, os autores poderão ser contatados, a fim de prestar esclarecimentos à equipe editorial.

2.4    No que se refere à identificação dos autores, a RIAE requer que, por ocasião da submissão, os autores preencham o campo do ORCID. Trata-se de um identificador que além de individualizar o pesquisador, distingue-o; impedindo que haja eventuais problemas, sobretudo, com grafias de mesmo nome.

        Observação: o registro ORCID pode ser obtido gratuitamente por meio do endereço eletrônico http://orcid.org e, usando-o, os pesquisadores conectar-se-ão com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações.

2.5    Os trabalhos enviados para submissão não podem conter, em hipótese alguma, referências ao(s) autor(es), bem como vínculos institucionais, no corpo do texto, sob pena de recusa pela RIAE.

2.6    Devem configurar como autores apenas aqueles que contribuíram intelectualmente para o desenvolvimento do estudo. O tipo de participação de cada autor deve ser indicado na folha de rosto. Colaborar na coleta de dados, realizar alguma técnica ou ceder equipamentos para obtenção de dados não são, por si só, critérios suficientes para autoria de um estudo. Nessas situações, quem colaborou pode ser citado em Agradecimentos. O autor deve atender um ou mais dos seguintes requisitos: (1) participação na idealização do desenho do estudo; (2) participação na coleta, análise e interpretação dos dados; (3) participação na redação do estudo; e (4) participação na revisão final e aprovação do manuscrito para submissão. Nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

2.7    A RIAE não aceitará colaborações que em seu conteúdo expresse qualquer tipo de propaganda econômica, comercial, político-partidária, profissional ou de outra natureza; reservando-se o direito de exigir respeito à ética, ao rigor científicos e à isenção quanto a conceitos teóricos ou práticos de cunho técnico-científico. Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores.

2.8    Conflitos de interesse, os autores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse, financeiro ou não, direto e/ou indireto. Quaisquer conflitos de interesse, financeiro ou não, direto ou indireto, deverão ser declarados de forma explícita e individual pelos autores.

         Saiba mais sobre ética, publicação e conflitos de interesse na seção, a ser criada, sobre Ética e publicação.

  

3     ESTRUTURA DO TEXTO

Quanto à estrutura do texto, a RIAE sugere que, ao submeter um texto, o(s) autor(es) visitem o nosso portal; atentando  para a última edição publicada. Assim, poderá conhecer e melhor compreender o formato do periódico ao qual está submetendo o seu texto. 

3.1    Os trabalhos deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês, observando-se para as “Políticas de Seção” (Ver 3.7), seguindo a seguinte estrutura: Título (Ver 3.4), Resumo (Ver 3.5), Palavras-chave (Ver 3.6), Texto (Ver 3.7 a 3.11) e Referências Bibliográficas (Ver 3.12).

3.2    Para os trabalhos submetidos em língua inglesa ou espanhola, a RIAE reserva-se o direito de publicá-los na língua original ou em tradução, de acordo com a decisão da Comissão Editorial, e com a anuência do autor.

3.3    No que se refere à apresentação formal, os textos devem ser digitados em processador de texto Word for Windows ou em processador de texto compatível; em formato A4, com margens 2,5cm; em fonte [Times New Roman] tamanho 12, espaçamento 1,5, incluindo, notas, figuras, tabelas e referências.

3.4    O Título do trabalho deve estar escrito em caixa alta, tamanho 14, espaçamento, centralizado; independentemente da língua utilizada na escrita do texto, título deve estar em português, em inglês e em espanhol; não exceder vinte (20) palavras.

3.5    O Resumo deve conter entre 150 a 250 palavras (com espaços) e trazer informações sobre os objetivos, os procedimentos metodológicos, os referenciais teóricos e os resultados; estar estruturado em parágrafo único e destacado antes do texto; ele deve expressar, com clareza e concisão, uma síntese do conteúdo desenvolvido ao longo do texto e estar em duas versões, por exemplo, português/espanhol (resumén) ou português/inglês (abstract).

Somente as resenhas não precisam de resumo no manuscrito.

3.6    Após o resumo, o texto deve conter no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) Palavras-chave, em português; em espanhol (Palabras clave) ou em inglês (Keywords), conforme as versões escolhidas no item 3.5., separados por ponto e vírgula (;).

3.7    Na redação do Texto original, deve-se seguir a estrutura de acordo com a seção à qual o trabalho será submetido.

A redação do Texto original deve seguir a estrutura da seção em que o trabalho será  submetido, a saber:

  • DOSSIÊ TEMÁTICO  para esta seção, os trabalhos inéditos devem ater-se a um tema específico, explicitado em cada "chamada de trabalho" e que irá identificar o número da revista. Os mesmos deverão conter entre quinze (15) a vinte (20) páginas, conforme as normas e as diretrizes da revista. (TEMPLATE)
  • ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO – os artigos e ensaios, para esta seção, devem ser inéditos, resultando de pesquisas e de debates sobre diferentes abordagens acerca das questões e práticas educativas. Os mesmos deverão conter entre quinze (15) a vinte (20) páginas, de acordo com as normas previstas nas diretrizes da revista. (TEMPLATE)
  • RESENHAS – as resenhas podem ser de livros, de teses, de dissertações, de filmes ou de acontecimentos culturais, devendo conter entre cinco (5) a oito (8) páginas, conforme as diretrizes da revista. (TEMPLATE)
  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA – a RIAE compreende como relato de experiência textos que fazem referência às múltiplas artes de fazer e de viver os acontecimentos da educação. Os relatos devem conter o limite mínimo de oito (8) e máximo de doze (12) páginas, seguindo as diretrizes da revista. (TEMPLATE)
  • ENTREVISTAS – devem ser realizadas com pesquisadores de prestígio, e trazer contribuições relevantes sobre o tema abordado no “dossiê”. As entrevistas devem conter entre 12 e 20 páginas.

Reiterando o subitem 3.3, os textos enviados para as seções indicadas neste subitem devem ser digitados em processador de texto Word for Windows ou em processador de texto compatível; em formato A4, com margens 2,5cm; em fonte [Times New Roman] tamanho 12, espaçamento 1,5.

3.8    Figuras, quadros e tabelas devem estar centralizadas no corpo do texto e com as devidas indicações em relação à sua descrição, à fonte e à data em que foram feitas.

3.9    Registros fotográficos, uma vez inseridos no trabalho, o(s) autore(s) assumem total responsabilidade pela autorização, bem como, pelo uso de imagem.

3.10  Gráficos e ilustrações (se houver) – Para reimpressão de ilustrações (fotografias, quadros, telas, entre outros) extraídas de outras fontes, a origem da referência deve ser indicada e as autorizações da fonte e do autor anexadas à matéria.

Os itens 3.8, 3.9 e 3.10 deve apresentar um Título breve; na parte inferior, informar fonte, (Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado). Para outras fontes, citar autor, data e página; todavia, quando for de autoria própria deve constar autor e ano.

3.11   As   Notas de Referências devem ser feitas como Notas de Fim (No fim do documento), encontradas no Word (Menu>>Referências>>Inserir Notas de Fim), fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento justificado.

3.12 Referências Bibliográficas – os trabalhos enviados devem obedecer às normas, em vigor, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Até três autores, todos poderão ser citados separados por ponto e vírgula (;). Quando a obra referenciada tem mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. O(s) autor(es) são responsáveis pela exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto.

 

Alguns exemplos de referências:

Livros (um autor)

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita: a palavra plural. São Paulo: Escuta, 2001.

Livros (dois autores)

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

Capítulos de livros

EIDAM, Heinz. Educação e maioridade em Kant e Adorno. In: DALBOSCO, Claudio Almir; FLICKINGER, Hans-Georg. (Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez; Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2005, p. 104-137.

Artigos de periódicos

OELKERS, Jürgen. A educação para o bem: potencial de legitimação da pedagogia geral. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 213-236, jan./abr. 2006.

Documento em meio eletrônico

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; TREVISAN, Amarildo Luiz. Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, dez. 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/es/a/DJgTFQQsZztyPbdvssKjYtG/?lang=pt>. Acesso em: 28 abr. 2010.

Documentos jurídicos

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 de dez. Seção 1, p. 29514.

As citações no corpo do trabalho devem seguir a indicação do nome do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Ex: (PAIVA, 2006, p. 115)

Política de Privacidade

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e-ISSN: 2359-6856