PRÁTICAS AVALIATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO NOS COTIDIANOS - UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Crislainy de Lira Gonçalves, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite

Resumo


O artigo analisa discursos sobre avaliação da aprendizagem veiculados por trabalhos publicados no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, no Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste e na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Nestes espaços acadêmicos foram selecionados trabalhos que tiveram como lócus de produção discursiva o cotidiano escolar e que focaram práticas avaliativas de professores. Esses trabalhos, sujeitos a uma análise de discurso, apontam que a avaliação, nas práticas que a concretizam, constitui um elemento fundante para a afirmação dos saberes docentes e consequentemente para a afirmação do grupo enquanto profissão, nomeadamente por implicar a tomada de decisões, contribuindo para a profissionalização docente.


Palavras-chave


Práticas avaliativas; Tomada de decisões; Profissionalização docente.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36135

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

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